Página inicial

Notícia > Mundo

  • 12.07.2013 - 18:31

    Trem sai dos trilhos e mata 6 na região de Paris


    Um trem intermunicipal de passageiros saiu dos trilhos nesta sexta-feira (12) no sul de Paris, matando ao menos 6 pessoas e deixando dezenas de feridos, segundo o ministro do Interior da França, Manuel Valls.

    No total, 192 pessoas precisaram receber atendimento médico e nove estão em estado grave, segundo Valls.

    Inicialmente, as autoridades falaram em 7 mortos, mas depois o número foi corrigido.

    O acidente ocorreu na chegada do trem à estação de Brétigny-sur-Orge, subúrbio que fica a cerca de 20 quilômetros de Paris, por volta das 17h locais (12h de Brasília).

    O prefeito do departamento de Essone, onde fica Brétigny, disse que entre os feridos há pessoas em estado grave.

    A companhia afirmou que havia 370 passageiros embarcados.

    Passageiros disseram à imprensa local que o trem estava em uma velocidade maior do que a habitual no momento da chegada à estação.

    "Uma parte do trem seguiu em frente, enquanto a outra metade tombou na estação", disse uma testemunha.

    Seis vagões descarrilaram, disse o diretor-geral da companhia ferroviária SNCF, Guillaume Pépy, que se dirigiu ao local do acidente, assim como o presidente François Hollande.

    Segundo o prefeito de Brétigny-sur-Orge, Bernard Decaux, três vagões "estão dentro uns dos outros na estação e um quarto está tombado um pouco mais longe".

    Cenas de horror
    Passageiros e testemunhas descreveram as cenas de terror.

    "Vi muitas pessoas feridas, mulheres e crianças presas dentro do trem. As pessoas gritavam. Um homem estava com o rosto cheio de sangue", disse à AFP Vianey Kalisa, um desempregado de 30 anos que esperava o seu trem para voltar a Paris.

    Marc Cheutin, um passageiro de 57 anos, explicou que precisou "passar por cima de uma pessoa decapitada" para sair do vagão em que estava.

    "Pouco após a partida, sentimos um primeiro choque. O vagão em que eu estava foi atingido", contou por telefone.

    "Em seguida, sentimos um segundo choque, e nesse momento o vagão saiu dos trilhos e no terceiro choque o vagão tombou", relatou.

    As equipes de resgate "encontraram pessoas feridas que foram jogadas para fora do trem em um estacionamento acima da estação", explicou à AFP Karin, uma mulher que viajava com seu filho de três anos.

    No Facebook, Alain Cheuton, que também assistiu à catástrofe, conta ter visto o trem "invadir a plataforma central" da estação, onde havia muitas pessoas.

    As causas do acidente ainda não foram esclarecidas.

    Não foi uma colisão nemi um problema de velocidade, considerou uma fonte interna da SNCF. Os trens que passam pela estação sem parar, como este Paris-Limoges, trafegam a uma velocidade média de 150 km/h.

    Cerca de 300 bombeiros, 20 equipes médicas e oito helicópteros foram mobilizados. Todos os hospitais da região parisiense estão em alerta para receber as vítimas.

    Dezenas de caminhões dos bombeiros e veículos da polícia estavam estacionados em frente à estação de trem.

    Todo o bairro foi fechado para facilitar o trabalho das equipes de emergência.

    Este é o pior acidente ferroviário em Paris desde o acontecido na Gare de Lyon, que deixou 56 mortos em 1988.