Página inicial

Notícia > Policial

  • 29.04.2024 - 07:41

    UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA: Palco de casa de show desaba e deixa mais de 40 feridos; falta de aviso não foi


    Foto: blogmauriliojunior Foto: blogmauriliojunior

    Mais de 40 pessoas ficaram feridas com o desabamento do palco da casa de show, Up Ganrden, localizado em frente ao Estação Ciência, no Altiplano/Portal do Sol, em João Pessoa. O fato ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 29.

    As primeiras informações dão conta de que ‘a chuva forte e ventos fortes’ causaram a tragédia. Tudo falácia, porque não choveu forte e nem teve rajadas de ventos fortes nessa madrugada. O que houve foi irresponsabilidade dos proprietários e falta de fiscalização dos órgãos públicos, a começar pela Semam – que concedeu licença ambiental para uma casa funcionar sem isolamento acústico e como se fosse uma casa de show para realização de grandes eventos – a própria Sudema,  e o Corpo de Bombeiros. O tráfico de influência dos proprietários com os governantes de plantão, levam a esse tipo de concessão feito nas coxas para atender o compadrio político, e o resultado é esse aí.

    Faz três anos que os moradores do Portal do Sol reclamam do funcionamento de outra casa com as mesmas características da Up Garden: a Celebration.

    Tem licença ambiental para funcionar como casa de show, mas não passa de um fundo de quintal sem qualquer estrutura, a começar pela falta de isolamento acústico. Os proprietários fazem seu horário de funcionamento, podendo se estender até o dia amanhecer com som nas alturas, ruas bloqueadas, calçadas invadidas, locais públicos servindo de banheiro, e nem um órgão exerce qualquer tipo de fiscalização. Há uma relação promíscua entre o ente público e o privado que permite esse tipo de abuso sem qualquer punição, e a população e os moradores é quem pagam o pato.

    Certamente vão esperar uma tragédia em maiores proporções para começar a exercer sua função fiscalizadora e não acobertar ilegalidades, desrespeito, abusos, em detrimento da proteção da população.

    Inadmissível que uma casa sem qualquer estrutura, sem qualquer tipo de fiscalização, reúna mais de 3 mil pessoas sem que nenhuma autoridade – já que deram autorização para funcionamento – faça pelo menos de conta que está cumprindo seu papel fiscalizador.

    Sábado vai ter show na Celebration, só com hora para começar. Pelo menos 3 mil pessoas estão sendo esperadas. É bom ficarem atendo para depois não serem obrigados a assistirem uma desgraça.