Página inicial

Notícia > Brasil

  • 03.04.2020 - 09:28

    Prefeitura apreende respiradores, camas e outros insumos em hospital desativado


    RIO - Em uma operação inédita no Rio, as Secretarias de Saúde e de Ordem Pública apreenderam, nesta quinta-feira, respiradores e camas, entre outros insumos em um hospital desativado na Rua Riachuelo, no Centro do Rio. A ação tomou como base um decreto do prefeito Marcelo Crivella que permite a chamada requisição administrativa de insumos para enfrentar a pandemia causada pelo coronavírus. O material, que está sendo inventariado, será levado para as duas unidades de referência da prefeitura para tratar a doença, o Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, e o futuro hospital de campanha, ainda em fase de construção no Riocentro.

    O Hospital Espanhol, onde os agentes realizaram as apreensões, está desativado desde o início do ano. O assessor especial da Secretaria da Casa Civil, Alexandre Campos, explicou que a prefeitura tentou negociar a cessão de equipamentos com os proprietários, mas não houve acordo sobre valores. A Vigilância Sanitária chegou a avaliar a hipótese de utilizar o imóvel mas desistiu já que haveria necessidade de realizar obras de adaptação. A requisição administrativa toma como base o inciso XXV do artigo 5° da Constituição. O texto prevê que no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização posterior.

    Infográfico:  Os números do coronavírus no Brasil e no mundo

    Entre os equipamentos encontrados estão 15 respiradores no total; pelo menos 90 camas, mesas cirúrgicas, equipamentos de anestesia, entre outros itens. A estimativa de Alexandre Campos é que o inventário e a retirada dos insumos leve pelo menos três dias. Segundo a prefeitura, a tendência é que o município compre esses equipamentos negociando um valor justo com os proprietários:

    — A essa altura, cada ventilador desse vale muito. Vale salvar uma vida. Para se ter uma ideia, essas 90 camas equivalem a 20% da capacidade de lotação do hospital que está sendo montado no Riocentro. Podemos realizar outras operações semelhantes para garantir o fornecimento da rede se for necessário, e recursos estiverem sendo subutilizados — disse Alexandre Campos.

    Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/prefeitura-apreende-respiradores-camas-outros-insumos-em-hospital-desativado-no-centro-1-24347107