Página inicial

Notícia > Estadual

  • 07.08.2013 - 04:29

    Petrobras garante a RC manter terminal em Cabedelo


    O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), anunciou no início da noite de hoje que a distribuição dos combustíveis limpos através dos terminais do Porto de Cabedelo não será alterada, como era temido por setores ligados à área portuária e de combustíveis. A garantia da manutenção da cabotagem da companhia na Paraíba foi dada pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, em reunião mantida hoje à tarde no Rio de Janeiro e da qual também participaram o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSDB) e o federal Damião Feliciano (PDT), além do presidente da Companhia Docas, Wilbur Jácome e diretores da estatal.

    - A cabotagem continua no Porto de Cabedelo, com o mesmo volume e os mesmos preços. O que a Petrobras pode e deve fazer é discutir quais distribuidoras de combustível vão pagar a distribuição. Mas, isso não é uma discussão para nós. Para o Estado, o importante é manter o porto de Cabedelo funcionando para que os empregos e o clima de crescimento econômico sejam preservados e se afaste de vez a urucubaca de alguns que teimam em semear o terror. Conversamos com quem devíamos conversar porque só a Petrobras poderia decidir isso. Só a Petrobras ou a presidência da República poderia decidir e eu vim falar com quem decide. Está afastada todo tipo de perspectiva de que o porto perderia esse transporte de combustível. Teremos essa movimentação importante e vamos crescer e pensar em modernizar e ampliar o porto. Nem o Estado e nem o município de Cabedelo vão perder arrecadação. O que estava sendo dito que o combustível iria até Suape e seria transportado de caminhão para os demais estados. Isso causava preocupação, mas fui cuidadoso ao tratar do tema porque não podia espalhar incertezas. Agora, posso dizer que não haverá a saída da cabotagem porque esse foi o compromisso da presidente da Petrobras. Não há esse risco. O acordo foi firmado na frente dos deputados e da diretoria da Petrobras. Ela mesma disse que se inteirou sobre isso hoje e de que até ontem não havia posicionamento sobre o problema.

    De acordo com o presidente da Companha Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, a afirmação da presidente põe um fim nas especulações. "A reunião deu um basta nas especulações e informações desencontradas por vários setores. O mais importante foi ter a garantia de manutenção e crescimento da movimentação do Porto de Cabedelo. Este ano iremos acumular quase 50% de aumento em relação a 2010", avaliou o presidente da Companhia Docas.

    A entrevista foi concedida no início da noite ao programa Hora da Notícia da Arapuan FM.