Página inicial

Notícia > Brasil

  • 01.07.2023 - 06:58

    PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL: Inelegibilidade de Jair Bolsonaro pelo TSE repercute


    Jair Bolsonaro, vítima de perseguição do judiciário brasileiro Jair Bolsonaro, vítima de perseguição do judiciário brasileiro

    Sem surpresa, como já era esperado, os ativistas políticos do Tribunal Superior Eleitoral tornam, por 5 × 2, o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível. A sessão ocorreu ontem (dia 30) e o ex-presidente ficará impossibilitado de disputar eleições até 2030.

    Ao tomar conhecimento da decisão, Jair Bolsonaro reagiu: ““Levei uma facada pela frente, hoje levei uma apunhalada com essa decisão”. E  prosseguiu, antes de enfatizar que entende que não foi o único prejudicado pelo parecer da Justiça Eleitoral: “Quem levou uma apunhalada não foi Jair Bolsonaro, foi a democracia brasileira.”

    Cotada para ser a sucessora do próprio marido, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou diversas fotos do ex-chefe do Executivo em seu perfil no Instagram e escreveu: “Continuo confiando, acreditando e ao seu lado, meu amor. Nosso sonho segue mais vivo do que nunca. Estou às suas ordens, meu capitão”.

    Ainda na linha de sucessão, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que a liderança do ex-presidente é “inquestionável e perdura”.

    Valdemar Costa Neto, presidente do PL — partido que Bolsonaro é filiado — lamentou a decisão do TSE e ressaltou que é “a primeira vez na história da humanidade que um ex-presidente perde os direitos políticos por falar”.

    A possibilidade de inelegibilidade do ex-presidente da República chegou ao TSE a partir de uma ação do PDT. De acordo com o partido de esquerda, Bolsonaro atentou contra a democracia e espalhou fake news ao se reunir, em Brasília, com embaixadores, em julho do ano passado

    O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), também ex-ministro de Bolsonaro, se solidarizou com o ex-presidente. “Bolsonaro transformou o Brasil e despertou o amor pela pátria em todo o país”, escreveu nas redes sociais.

    Ex-ministro da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse que “ninguém pode condenar um povo a não amar um líder”. “Podem ferir o presente. Podem nublar o hoje, mas ninguém pode impedir o futuro. Ninguém pode proibir o amanhã. A esperança está mais viva do que nunca”, ressaltou Ciro.

    Na Câmara dos Deputados, o ex-presidente também foi lembrado. O deputado federal mais votado do país, Nikolas Ferreira (PL-MG), publicou um vídeo em seu perfil no Instagram com alguns diálogos do filme Tropa de Elite. “Vence o sistema”, escreveu o parlamentar.

    O presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), ironizou o fato de a esquerda comemorar a inelegibilidade de Bolsonaro. Nesta semana, Maia disse, durante uma sessão da CPMI, que votou no ex-presidente em 2022.

    Com Revista Oeste