Página inicial

Notícia > Política

  • 25.11.2022 - 06:14

    Pedro, Ruy, Wellington Roberto e Efraim assinam lista para formação da CPI do Abuso de Autoridade


    Dos 12 deputados federais que compõem a bancada na Câmara Federal, apenas quatro assinaram o requerimento de autoria do deputado Marcel Van Hattem para investigar excessos cometidos por ministros do Supremo Tribunal Federal, a chamada “CPI do Abuso de Autoridade”. Foram eles: Pedro Cunha Lima, Wellington Roberto, Ruy Carneiro e Efraim Filho, que se elegeu senador.   

    Para que a CPI seja instaurada, o pedido necessitava do apoio de 171 parlamentares, número atingido na manhã de ontem, quinta-feira, 24.

    Segundo van Hattem, 181 parlamentares assinaram o requerimento, representando 19 Estados e 12 partidos políticos.

    O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, momento em que o deputado defendeu o colegiado como uma forma de “pacificar o país”.

    Segundo o parlamentar, é dever do Congresso Nacional se situar em seu “lugar de direito, que é a defesa da democracia”.

    “Não é com essas atitudes que solucionaremos os problemas da nossa jovem democracia, queremos a independência e harmonia entre os poderes. Juízes julgam, parlamentares fiscalizam e o Executivo executa e implementa. Chegamos ao momento que temos grande confusão dos poderes, portanto é papel do Parlamento investigar quaisquer abusos cometidos por autoridades. Entendemos que absolutamente ninguém pode estar acima da lei”, defendeu van Hattem.

    Agora, com as assinaturas, a expectativa do deputado é que a solicitação seja imediatamente instalada e finalizada ainda nesta legislatura.

    O documento apresentado por van Hattem solicita uma investigação sobre casos protagonizados por ministros do STF ou TSE.

    Gazeta Brasil