Página inicial

Notícia > Brasil

  • 04.03.2024 - 10:54

    Esperando na Janela - Por Marcelo Queiroga*


     

    “O tempo todo eu fico feito tonto

    Sempre procurando, mas ela não vem

    E esse aperto no fundo do peito

    Desses que o sujeito não pode aguentar”

     

    Foram nove meses de espera pela vacina contra dengue após a aprovação pela ANVISA, tempo sufiente de uma gestação a termo. Se não enfrentássemos uma epidemia de dengue no país a tramitação estaria dentro do prazo presvisto, mas diante da explosão de casos, cada dia de atraso, é medido em perda de oportunidade para vacinar a população.

    Onde os gestores federais da Saúde erraram?

    1) Subestimaram o número de casos que teríamos em 2023 e 2024;

    2) Retardaram a avaliação da vacina pela Conitec, ao aguardar que a indústria farmacêutica fazer a demanda;

    3) Não priorizaram a vacinação no SUS, uma vez que clínicas privadas já disponibilizavam essas vacinas desde de julho de 2023;

    4) Deixaram de negociar com a Takeda parceria de desenvolvimento produtivo para produzir, em grande escala, a vacina Qdenga no país.

    A estratégia do Ministério da Saúde, que se mostrou inadequada, era aguardar pelas vacinas produzidas pela indústria nacional, faltou combinar com o mosquito. Apesar das pesquisas com vacinas contra dengue produzidas no Instituto Butantan estarem avançadas, somente seriam disponíveis em 2025.

    Uma conjunção de fatores como condições ambientais e tipo de vírus circulante fez com que os casos explodissem no país. Quem caiu na armadilha do mosquito foi o governo federal.

    *Ex-ministro da Saúde no Governo Jair Bolsonaro e pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PL