Página inicial

Notícia > Política

  • 30.01.2024 - 08:57

    Clãs políticos de Campina Grande isolam João Azevedo


    Ex-prefeito Enivaldo Ribeiro diz que é pré-candidato Ex-prefeito Enivaldo Ribeiro diz que é pré-candidato

    Por Júnior Gurgel

    O ex-prefeito Enivaldo Ribeiro ratificou ontem sua inarredável posição de pré-candidato a prefeito de Campina Grande, e conclamou setores divididos da oposição para se unirem, fortalecerem-se, e derrotar Bruno Cunha Lima, apoiado pelos senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Efraim Filho (União Brasil). Deixando ainda uma porta aberta – saída de emergência – Enivaldo salientou que a única chance de desistência é se seu grupo decidir por outro nome que venha somar e multiplicar o poder conquistado pelo seu Clã, que vive seu melhor momento político, com uma senadora da república, um deputado federal e o atual vice-governador.

    Indagado sobre a presença do governador João Azevedo na próxima quinta-feira 01/02/2024 em Campina Grande prestigiando a realização da plenária do PSB, que promete lançar o nome do médico Jhonny Bezerra como candidato da legenda para disputar as eleições de outubro próximo, Enivaldo com um riso irônico antecipou o desfecho do evento, preconizando um retumbante fracasso. E completou: “este rapaz (Jhonny) além de oportunista é um paraquedista na política de Campina Grande”. Destacou ainda que “se o governador fizer esta opção, estará cometendo o maior equívoco de sua carreira política”.

    Na visão de Enivaldo, o correto seria João Azevedo ter consultado seu grupo político, através do deputado Aguinaldo ou da senadora Daniella, e deixá-los debruçar-se sobre a tarefa de indicar um candidato. Errado foi ter procurado diretamente Romero, que já o tinha ignorado em 2022, e para salvá-lo eleitoralmente no segundo maior colégio eleitoral do Estado só apareceu os Ribeiros, indicando Lucas.

    Com base nos mapas eleitorais e lideranças com mandatos, a Paraíba hoje está dividida em quatro blocos. Os Cunha Lima, Ribeiros, Rêgo e o Republicano com Adriano Galdino (presidente da ALPB), Hugo Mota (campeão de votos), Murilo Galdino, Wilson Santiago, Wilson Filho além de outros parlamentares aliados. Em se tratando da disputa em Campina Grande, pelo visto, até o momento João está só e isolado.

    O recado duro de Aguinaldo Ribeiro, através de uma entrevista no sistema Arapuan na última sexta-feira (26/01/2024), deixou claro sua posição em relação a 2026. Esquecendo outubro vindouro, confirmou a presença dos Ribeiro na chapa majoritária, independentemente da decisão ou apoio do governador João Azevedo. “Se Lucas não assumir o governo, Daniella disputará sua reeleição”.

    O PSB de Gervásio Maia, que carrega na garupa João Azevedo, é muito pequeno para eleger um senador da república. E se for buscar votos, esperando reconhecimento do trabalho realizado, repetirá a aventura de Ivan Bichara Sobreira, Wilson Braga, Burity e de seu próprio padrinho político Ricardo Coutinho (eleições 2022). O que se desenha no horizonte (2026) já antecipado por Aguinaldo é o embate para o governo do estado, travado entre Efraim Filho e Adriano Galdino. Todos os fatos estão convergindo nesta direção. Após o mapa eleitoral de outubro próximo, João Azevedo poderá ficar só. Entretanto, sua governabilidade permanecerá resguardada, pelo respeito que lhes tem Adriano Galdino. Não tem histórico de quebrar compromissos, sua palavra é valorizada.

    Fonte: apalavraonline.com.br/