Página inicial

Notícia > Brasil

  • 20.11.2021 - 07:13

    Bolsonaro fala da Amazônia, de energia solar e de três anos sem corrupção no Brasil; confira:


    Durante a live que faz nas redes sociais, excepcionalmente realizada nesta sexta-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro falou sobre um bate-boca que teria tido com um homem francês sobre a Amazônia em uma loja em Lisboa, Portugal.

    “De repente chega um cara, nada contra baixinho, barrigudo, cabeludo e barbudo. Nada contra esses caras aí, tá? Parecia lá um anãozinho. Começou a falar em francês, eu entendi que era francês. não sei falar em francês, traduz aí: ‘Ah, ele tá falando pra você parar de tocar fogo na Amazônia’”, disse Bolsonaro.

    ” A resposta que deu para eles não posso dizer para vocês aqui. Traduz pra esse picareta, esse mané aí: eu quero saber das florestas da França, eu quero saber qual a energia da França, qual a fonte, eu quero saber se tem mata ciliar na França, se estão fazendo reflorestamento”, relatou.

    “Tem desmatamento ilegal? Tem. Mas é simples: é só não comprar madeira nossa. Não é nessa proporção toda. Você sabe qual o tamanho da Amazônia? É equivalente a uma Europa Ocidental. Como é que vai tomar conta disso tudo? E outra: se desmatasse tanto quanto falam, já era um deserto. E não é verdade”, disse Bolsonaro.

    Presidente disse que brasileiros de disseminam uma imagem ruim do país no exterior. “Enquanto a gente rala feito um desgraçado para levar o nome do Brasil, pega um brasileiro lá fora para criticar o Brasil falar mentiras sobre a Amazônia”, disse o chefe do executivo.

    “Parece que tem uns caras que têm prazer de chegar lá fora e dizer tão tacando fogo na Amazônia. Uma matéria de 1985 anunciando para 25 anos depois: ‘Em 2010 a Amazônia será uma imensidão de areia’. Em 2010 não aconteceu isso, em 2021 também”, continuou o presidente.

    “A matéria de agora, a mesma xaropada de sempre; matéria muitas vezes patrocinada por brasileiros, aquela complicação toda. Eu nunca vi ninguém da Califórnia saindo da Califórnia falando que tá pegando fogo. Ninguém critica seu país”, disse Bolsonaro. 

    Gazeta Brasil