Página inicial


  • A grande batalha

    12/08/2014

     Os partidos e suas coligações estão aquecendo suas baterias visando o grande embate que se realizará nas urnas no dia 5 de outubro com as eleições de 2014.

    Costumo dizer quase que diariamente nos papos e nas conversas em bar com os amigos, que o paraibano dorme, acorda e se levanta pensando em política, tem sede desse milagroso líquido que corre em suas veias. Antes mesmo da investidura do grande vencedor nas urnas, como um passe de mágica, começaram fluir as coligações e os desfeitos dos acordos realizados durante o pleito, já pensando nas próximas eleições. Fatos dessa natureza acontecem sempre aqui na nossa terrinha. Podemos citar, de pronto, como exemplo, as eleições passadas, onde fomos testemunhas da união de forças entre o Governador Ricardo Coutinho e o Senador Cássio Cunha lima. Um casamento que foi realizado com juras de “nem a morte nos separe”; e entre tapas e beijos esse enlace foi desmoronando rapidamente. Todo este imbróglio foi concluso no último dia do registro dos candidatos junto ao tribunal eleitoral.

    Calendário Eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) liberou desde o dia 06 de julho a realização de propaganda eleitoral na rua, panfletagens, placas, e pinturas de muros, obedecendo as especificações 2x2,. Os partidos e as coligações podem fazer o uso de alto-falantes ou amplificadores nas ruas sedes ou em veículos desde que observando o limite de 80 decibéis de pressão sonora, medindo a sete metros a distancia do veiculo. Já no rádio e na TV o inicio é 19 de agosto, estendendo-se até o dia 02 de outubro. Fica vedada a propaganda eleitoral mediante outdoors e inclusive eletrônico, pela norma legal fica o candidato obrigado a retirar de imediato a propaganda irregular, o mesmo está sujeito a multa no valor de R$5.000,00 a R$25.000,00, reais. Também liberado as realizações de comícios utilizando aparelhamento de sonorização fixando o horário entre 20:00h às 24:00h  como também a propaganda via internet, desde que não seja paga.

    SURPRESAS

    O governo até agora não teve a hombridade e vontade política. Mesmo tendo a maioria nas duas casas legislativas no Congresso Nacional, de oferecer uma Reforma Política que venha de encontro aos desejos da sociedade. Em contra partida a Justiça Eleitoral, vem proibindo ações com medidas paliativas e mesquinhas que não levam nenhum lugar. Tudo isso vem bem explicito no Calendário da Justiça aqui mencionado.

     

     

    LEMBRANÇAS

    Lembro-me com imensa saudade, os comícios da década de 60. O povo vibrava diante de oradores que empolgavam seus ouvintes. Quem não se lembra de Raimundo Asfora? Seus comícios levavam as praças multidões que o ovacionavam extasiados com a sua oratória. Sou saudosista e como tal não posso esquecer os comícios de Pedro Gondim, João Agripino e tantos que faziam do palanque um verdadeiro centro de atrações. Artistas de renome também eram convidados para abrilhantar os Shows-comícios, hoje proibidos pela lei eleitoral. Havia um interesse da população em ouvir o que os candidatos tinham a dizer para então tirar as suas conclusões qual seria o melhor governante. Hoje os eleitores estão tão incrédulos que não sentem a menor vontade e ouvir as propostas dos candidatos. Os escândalos envolvendo os futuros dirigentes da nação desencorajam o eleitor de sair de casa para cumprir o seu dever de cidadão. VAMOS ÀS URNAS.

    Contatos: joseneuriongomes@outlook.com ou jneurion@gmail.com


    Voltar