Página inicial


  • Eleições 2014

    16/06/2014

     Faltando menos de quatro meses para as eleições, o brasileiro se prepara para cumprir o mandamento constitucional de votar, acostado a uma legislação obsoleta, se comparada com alguns paises do primeiro mundo. De fato este descompasso acontece em virtude de nossos congressistas engavetarem por décadas propostas para eles enviadas, algumas delas oriundas do próprio governo e outras de entidades sociais, como partidos políticos, a OAB e outros interessados, com o propósito de modernizar o sistema. Na maioria das vezes se observa a inserção de emendas paliativas que são aprovadas apenas para se dar uma satisfação perante a sociedade. Há de se perguntar: Por que estes projetos não foram ainda analisados? No meu entender o que acontece mesmo é uma falta de vontade política de nossos parlamentares.

     

    FATO NOVO

     

    A única novidade, para mim, nestas eleições que se aproxima é a votação através da urna eletrônica biométrica, que identificará o eleitor pela impressão digital. Segundo o Superior Tribunal Eleitoral (STE) seu objetivo é eliminar as fraudes eleitorais. Este processo vem sendo implantado com sucesso desde 2008, gradativamente em todas as regiões do país. Com uma tecnologia avançada o Brasil está na vanguarda, deixando para trás paises do primeiro mundo, a exemplo dos Estados Unidos que só 30% dos eleitores utilizam o sistema. Encontramos votando eletronicamente o Canadá, a Estônia, a Bélgica a Irlanda e a índia, porém os outros paises ainda fazem suas eleições com cédulas de papel e contagem manual.

     

    DAS CONVENÇÕES

     

    Segundo a legislação, os partidos políticos com registro no Supremo Tribunal Eleitoral podem fazer as suas Convenções Nacionais e Regionais no período de 10 a 30 de junho para as eleições deste ano. Nessas convenções os partidos irão escolher seus candidatos a Presidente da República e Vice, Governador e Vice, Senadores da República e seus Suplentes e os Deputados Federais e Estaduais. Escolhidos, os partidos e as coligações têm até o dia 05 de julho para pedir o registro dos candidatos à eleição de outubro. Muitos partidos, como o PSDB, PT, PSB e PV, já marcaram as suas convenções.

     

    CONCLUSÃO

     

    Agora é só esperar o bom senso do eleitor na escolha de seu candidato, analisando com seriedade a sua vida política e até mesmo sua postura perante a sociedade e confiar na lisura do trabalho laborioso da nossa Justiça Eleitoral para estas eleições.

     

    JOSE NEURION GOMES

    Email: joseneurion@hotmail.com

    OBS: Este artigo está sendo publicado no FACEBOOK do autor.  


    Voltar