Página inicial


  • Brasil: o país da Copa

    28/05/2014

     Apenas cinco meses antecedem as eleições, e o povo brasileiro já voltou às ruas mais violento e determinado, detonando suas revoltas e descontentamentos sobre os políticos e o governo federal em razão das promessas feitas nas campanhas eleitoreiras e até agora não concretizadas.

    Não sei se posso dizer se tudo isso que a população esta fazendo, essas barbáries que assistimos diuturnamente nas redes televisivas e nos jornais de grande circulação no País,  é  ¨CHANTAGEM¨ ou uma forma de pressionar o governo utilizando o slogan de suas manifestações: “ou reformas já ou Copa do Mundo não”.  O fato é que, sem ouvir o clamor da sociedade e com o apoio de sua bancada  aliada no Congresso Nacional, esse governo ditatorial da Dilma, está tocando seu rolo compressor nas obras, que praticamente estão quase prontas para este grande evento mundial  prioridade impar  de sua nefasta gestão

    Diante dessas incertezas é que a sociedade acordou e voltou a protestar com mais intensidade, agora contra os gastos bilionários desse evento patrocinado pela Federacion  Internacion of Foot Ball Associon (FIFA)). Essas manifestações são organizadas por entidades sociais e já levaram às ruas e praças nos Estados do Brasil, mais de milhões de brasileiros insatisfeitos com a realização desta Copa. É de se estranhar, no País do futebol, haver tamanha insatisfação. Foi bem visto por esses entes sociais que houve exagero na escolha do numero nas construções dessas doze arenas, Há Estados escolhidos que não possuem times na primeira divisão e os jogos ali realizados são poucos, daí não ter justificativa para ganhar um mega estádio de primeiro mundo. E mais, as  construções destes estádios, a priori, não vão melhorar a condição de vida da população. Para o evento foram desviados dinheiro público que, segundo eles,  seriam aplicados em investimentos nas áreas sociais de regiões circunvizinhas dos estádios e até o momento nada executado. O que pode ocorrer doravante, com esses monstrengos é virarem elefantes branco ,  fato que aconteceu na Copa da Africa , que quase deixou aquele país  falido. Isto mesmo  pode acontecer aqui no Brasil.

    Enquanto isso, nos hospitais enfermos morrem a míngua, por falta de leitos, remédios e profissionais dispostos a trabalhar na escassez. Escolas sucateadas não oferecem a menor condição às crianças que precisam estudar. A população agoniza  sem poder contar com uma segurança pública que corresponda as suas necessidades.

        Os Estados que se preparem para arcar com as despesas milionárias, na manutenção dessas arenas. Depois da Copa e das eleições, tudo pode acontecer neste País sombrio e de incertezas. Quem viver verá.

    JOSE NEURION GOMES

    Email: joseneurion@hotmail.com


    Voltar