Página inicial


  • Memória

    16/05/2014

     Foi durante o ano de 1975 que o então Governador do Estado da Paraíba, Ivan Bichara Sobreira convidou Luis Alberto Moreira Coutinho para assumir o cargo de Secretário das Finanças da Secretaria das Finanças do Estado da Paraíba. Detentor de um currículo invejável, ele que já tinha sido Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de João Pessoa e posteriormente Prefeito da mesma cidade, era de se esperar o brilhante trabalho que faria junto a Secretaria das Finanças Estadual.  

               O Governador afastou-se do cargo para se candidatar ao Senado e o seu vice, Dorgival Terceiro Neto, ao assumir, reconhecendo o seu brioso trabalho resolveu mantê-lo no cargo onde permaneceu até 14 de março de 1979.              Grande administrador, reverenciado até os dias de hoje, é considerado um dos melhores secretários que já ocuparam aquela pasta, pela sua luta incansável pelos direitos do Fisco.

     

              Lembro-me do dia de sua posse. Ressaltava em seu pronunciamento os novos desafios que iria enfrentar. Vi nas suas palavras a preocupação com o setor de Recurso Humano, que culminou como peça chave na sua administração fazendária.

     

              Uma das primeiras ações adotadas por ele foi soerguer a Coordenadoria de Recursos Humanos, estagnada nas gestões anteriores. Nossa fiscalização era obsoleta. Estava precisando urgentemente de técnicas modernas de administração da receita pública objetivando aumentar a eficiência do aparelho fiscal com vistas ao aumento da arrecadação. Não havia intercâmbio entre a Secretaria do Estado da Paraíba e as Secretarias dos outros Estados da Federação. Esta prática é bastante salutar. A troca de experiências entre os demais gestores pode perfeitamente contribuir para aprimorar o desempenho. Um grande aliado a este desenvolvimento foi o avanço tecnológico com computadores modernos que contribuíram para  seu  aperfeiçoamento.

     

              Com uma visão sempre voltada para o quadro de funcionários aquele gestor enviou técnicos para participarem de cursos e treinamento em outras áreas. Naquela mesma época estava sendo inaugurada a Escola de Administração Fazendária (ESAF) no Distrito Federal em Brasília, e tendo a direção da mesma oficializada o convite à Secretaria das Finanças do Estado, oferecendo cinco vagas para nossos técnicos participarem do 1º CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA-BRASILIA-DF. Este encontro nacional teve a participação de técnicos integrantes de todas as Secretarias de Estados brasileiros. De pronto, nosso Secretário autorizou o envio dos seguintes técnicos: Orlando José de Souza, Admilson de Oliveira Vilarim, José Neurion Gomes, José Carlos Farias de Barros e Waldir Henriques da Silva à fazer parte desse encontro naquele instituto educacional. O curso teve duração de seis meses. Foi um sucesso, tanto assim que nossa Secretaria ficou enviando de quando em vez  outros integrantes do quadro para aprimorarem  seus conhecimentos  participando de eventos, conferências e treinamentos em quase todos os estados brasileiro.Há caso de colegas terem participado de cursos até na Alemanha.

     

              Hoje, graças a este grande gestor, a nossa Secretaria está toda informatizada servindo de modelo fiscal para o resto do país. Estamos agora colhendo os frutos plantados na administração do nosso saudoso Luis Alberto Moreira Coutinho, que desde sua posse abraçou a camisa do Fisco. Era amigo de toda equipe. Devemos a ele as nossas grandes conquista, notadamente na área salarial. Agradeço Secretário, por mim e por toda a família fiscal.

     

    JOSE NEURION GOMES

    AUDITOR FISCAL APOSENTADO-SECRETARIA DAS FINANÇAS PB.


    Voltar