Página inicial

Notícia > Mundo

  • 25.02.2022 - 06:21

    PUTIN NA LISTA NEGRA: líderes da UE aprovam o segundo pacote de sanções contra Rússia


    Os chefes de Estado e de governo da União Europeia realizaram uma cúpula de emergência em Bruxelas nesta sexta-feira (25), na qual aprovaram o segundo pacote de sanções pessoais e econômicas contra a Rússia devido à operação militar na Ucrânia. Afetarão, em particular, os setores financeiro, energético, de transporte, produtos de dupla utilização, bem como controle de exportação, financiamento de exportação e política de vistos, diz o documento final da cúpula. Espera-se que este pacote de sanções seja formalmente aprovado pelo Conselho da UE na sexta-feira, após o que será publicado no Jornal Oficial da UE e entrará em vigor.

    Ao mesmo tempo, a aprovação pelos dirigentes das novas medidas restritivas demorou menos de uma hora. Na maioria das vezes – até as 02h30 (04:00 de Moscou) – os participantes da cúpula já estavam preparando o terceiro pacote de sanções, disse uma fonte europeia a um correspondente da TASS à margem da reunião. Dentro de sua estrutura, os líderes discutiram a possibilidade de desconectar a Rússia do sistema internacional de pagamentos SWIFT e incluir o presidente russo Vladimir Putin na lista negra.

    Segunda rodada de sanções

    Como a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse em entrevista coletiva, as restrições são direcionadas contra o setor financeiro da Federação Russa, a fim de privar as empresas estatais russas da oportunidade de realizar transações financeiras com o UE, bem como proibir a “elite russa” de depositar em bancos superiores a 100.000 euros.” Pela primeira vez, este pacote inclui sanções financeiras que privarão a Rússia do acesso aos mercados de capitais mais importantes. Agora estamos visando 70% do mercado bancário russo, bem como as principais empresas estatais, incluindo as de defesa”, disse ela.

    O chefe da CE também anunciou que a UE vai restringir o acesso ao mercado de semicondutores. “Estamos restringindo o acesso da Rússia às tecnologias mais importantes que são necessárias para construir um futuro próspero, incluindo tecnologias avançadas de semicondutores”, disse o chefe da CE.

    Como parte das sanções contra o setor de energia da Rússia, a UE proibirá a exportação de “tecnologias europeias únicas que são necessárias para o refino de petróleo”. “Esses instrumentos são únicos, pois são produzidos internamente e não podem ser adquiridos em outro lugar”, acrescentou. Segundo ela, a Rússia não poderá modernizar suas refinarias de petróleo, o que lhe rendeu 24 bilhões de euros em receita em 2019.

    Entre outras medidas que von der Leyen divulgou estão “privar diplomatas e empresários da Rússia de acesso privilegiado à UE”, além de introduzir uma “proibição de exportação, venda, fornecimento ou transferência de todas as aeronaves, componentes e equipamentos de aviação para a Rússia “, incluindo todos os serviços de reparo e manutenção relacionados ao setor.

    Haverá um terceiro pacote?

    Como disse uma fonte da delegação de um dos países da UE a um correspondente da TASS, os líderes estavam preparando um possível terceiro pacote de sanções contra a Rússia para quase toda a cúpula. “Praticamente desde o início da cúpula, os líderes vêm discutindo a preparação de um terceiro pacote de sanções”, disse ele.

    Segundo o diplomata, o novo pacote de medidas restritivas pode incluir a desconexão da Rússia do sistema internacional de pagamentos SWIFT. “Pode ser uma desconexão da SWIFT, mas ainda não há solução. Alguns países insistem nisso, outros são contra”, explicou, acrescentando que entre estes últimos, em particular, a Alemanha. A fonte também disse que os líderes levantaram a possibilidade de colocar na lista negra o presidente russo Vladimir Putin. “A inclusão de Putin na lista negra é outra opção do terceiro pacote em discussão. Ainda não há uma decisão exata sobre essa questão”, disse.

    Questionado sobre quando a UE planeja introduzir o terceiro pacote de sanções, o diplomata disse: “No momento não há um entendimento claro do que pode levar à [introdução] do terceiro pacote. Se a situação permanecer a mesma ou piorar, [ então pode ser introduzido] O próximo dia ou dois vai aparecer, talvez.”

    Apelos à Russia e assistência à Ucrânia

    Os estados membros da UE também pediram à Rússia que retire as tropas da Ucrânia sem quaisquer pré-condições e cumpra as normas humanitárias, disse o comunicado final da cúpula. “O Conselho Europeu pede à Rússia que cesse imediatamente todas as ações militares contra a Ucrânia, retire tropas e equipamentos militares sem pré-condições de todo o território da Ucrânia, respeite a integridade territorial da Ucrânia e as normas humanitárias e internacionais”, diz. A UE também indicou que a Rússia “será responsabilizada por suas ações”.

    Ele também pediu a todos os países do mundo que não reconheçam a independência das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk. “O Conselho Europeu reitera seu apoio inabalável à independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas. “, diz o documento.

    Além disso, os líderes da UE prometeram à Ucrânia assistência política, logística, humanitária e financeira, bem como a realização de uma conferência internacional de doadores. “A UE continuará a apoiar a Ucrânia e seu povo, juntamente com seus parceiros internacionais, fornecendo apoio político, financeiro, humanitário e logístico adicional, bem como convocando uma conferência internacional de doadores”, diz o comunicado. A UE realiza conferências de doadores para coletar assistência financeira para apoiar os países problemáticos do mundo, eles foram especialmente ativos para a Síria antes do presidente Bashar al-Assad recuperar o controle sobre a maior parte do território do país.

    Gazeta Brasil