Página inicial

Notícia > Municipal

  • 02.04.2023 - 08:54

    Prefeito Robério disponibiliza 4 mil horas de trator para agricultura familiar


    Durante a reunião de trabalho ocorrida nesta sexta-feira (31), envolvendo agricultores cooperados e entidades de Estado como o Cooperar e Secretaria Estadual da Agricultura, Empaer e técnicos agrícolas, realizada em Ingá, o prefeito Robério Burity anunciou que neste ano de 2023, a prefeitura irá disponibilizar aos demais agricultores ingaenses que plantam algodão e as culturas tradicionais como feijão, milho e fava, quatro mil horas de trator para o corte da terra em preparação ao plantio.

    Segundo o prefeito Robério este é um número recorde de quantidade de horas disponíveis para o agricultor, uma vez que em 2021 foi de duas mil horas, 2022 foi de três mil e quinhentas horas, e agora em 2023, quatro mil horas contratadas, alcançando uma expansão em mais de 60% de horas desde o início de seu governo.
    Robério também destacou a importância do resgate da cultura do algodão associado a outras culturas tradicionais, o qual serve como uma espécie de seguro natural para o agricultor, pois já houve período de inverno fraco, causando prejuízo de cerca de 90% da lavoura de feijão, fava e milho, enquanto o algodão que é uma cultura mais resistente, prevaleceu e resultou em boa safra com lucro, a exemplo do ano 2021.

    Pela primeira vez a agricultura é tratada realmente com prioridade no município de Ingá, de modo que tem atraído para o trabalho no campo mulheres e jovens com perspectivas de retorno financeiro aos que se dedicam ao lado das gerações mais antigas.
    Todo empenho da gestão do prefeito Robério tem sido no sentido de que o lucro maior da colheita fique nas mãos do trabalhador do campo, do agricultor, e não apenas na figura do atravessador.

    Prefeito quer viabilizar recursos para a produção de óleo orgânico e torta  derivados do algodão orgânico produzido no Ingá

    Prefeito Robério Burity se reuniu, na manhã desta sexta-feira (31), com o coordenador do Cooperar-PB Omar Gama, representantes Empaer, da Abrimos e ITACOOP, Cooperativa de produtores rurais de Ingá e o Secretário executivo da agricultura Familiar, o Sr. Bivar Duda, com o objetivo de viabilizar recursos para a produção de óleo orgânico e torta, produtos derivados do algodão orgânico produzido no Ingá. Foram aprovados os projetos de 200 cisternas e o Plano de Negócio e Viabilidade econômica do Empréstimo de aproximadamente R$ 1.300.000,00, 70% a fundo perdido, 20% a ITACOP dará os galpões em garantia e 10% deverá ser creditado na conta do convênio. Este investimento através do Cooperar e do Banco Mundial, afim de fortalecer a produção do Ouro Branco, (algodão) e seus derivados e fomentar a economia do município.

    Participando de evento com o ministro  Flávio Dino

    Hoje também estivermos em João Pessoa para receber o Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania (PRONASCI II) com o Governador do Estado @joaoazevedolins o Ministro de Segurança @flaviodino o nosso deputado @dep.joaogoncalves celebrando e fortalecendo a parceria com o Governo Federal, um grande passo também foi dado, a construção da primeira Casa da Mulher Brasileira.

     

    Famup se reúne com líder da bancada e define quatro prioridades para reunião com senadores e deputados

     

    A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), representada pelo presidente George Coelho; pelo prefeito de Itabaiana e 2º Tesoureiro, Doutor Lúcio; pelo prefeito de Jacaraú, Elias; do prefeito de Ingá e presidente do Cogiva, Robério Burity; e pelo secretário-executivo da Federação, Pedro Dantas, se reuniu com o deputado federal e líder da bancada paraibana no Congresso Nacional, Damião Feliciano. Na pauta, as necessidades dos municípios e a construção de uma lista de prioridades a serem apreciadas e debatidas com todos os senadores e deputados nesta quarta-feira (29).

    Durante o encontro, ficou definida como prioridade a discussão sobre o Piso da Enfermagem que pode causar um colapso na saúde dos municípios; o Piso do Magistério que não existe uma lei que obrigue os municípios a conceder os reajustes; a questão do Censo 2022 que afetou o coeficiente populacional dos municípios na divulgação prévia, além da compensação das perdas do ICMS sobre os combustíveis que prejudicou os municípios com perdas que chegam a R$ 21 bilhões.

    “Definimos essas pautas como primordiais e urgentes para dialogarmos com os nossos senadores e deputados federais. É preciso mostrar a real situação dos municípios que estão sem recursos para assumirem mais essas responsabilidades. Nós não somos contra os pisos do Magistério e da Enfermagem, mas precisamos encontrar uma fonte de recurso para que a União execute o repasse para cumprimento desses reajustes salariais. Os municípios têm tido ao longo dos últimos anos perdas nos repasses como o que pode acontecer com o resultado do Censo e também com o ICMS. É urgente uma compensação para isso”, destacou George Coelho.

    A reunião dos prefeitos paraibanos com a bancada federal será realizada no Plenário 5 da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (29), às 18h. Mais de 150 gestores estão em Brasília participando da 24ª edição da Marcha Municipalista, um recorde de presença no evento deste ano que acontece até esta quinta-feira (30).

     

    Saiu a portaria da qualificação da UPA

    Transformar a qualidade de vida da população, avançar e buscar melhorias. Em abril de 2021 iniciamos uma grande luta para a qualificação da UPA e do SAMU. Através de muito empenho, trabalho, dedicação, reformas e vários ajustes, o reconhecimento veio.
    Em nossas mãos estão as portarias do Ministério da Saúde com a qualificação destes dois serviços. Agora, a UPA e o SAMU da cidade de Ingá estão reconhecidos e qualificados pelo Ministério da Saúde. Quero deixar meu agradecimento para a equipe que faz parte desse avanço, com muito trabalho e dedicação!

    Virgínia Leite – Secretária de Saúde do município de Ingá