P?ina inicial


Notícia > Cidades

  • 05.02.2026 - 09:41

    CAOS NO TRÂNSITO DA CAPITAL: Falta projetos, ação e competência para resolver o problema


    Os caos se instalou no trânsito de Jampa Os caos se instalou no trânsito de Jampa

    A desordem no trânsito de João Pessoa começou a se agravar na (con)gestão do prefeito petista Luciano Cartaxo.

    Totalmente despreparado e com uma equipe altamente incompetente, a única experiência de gerenciamento acumulado em se curriculum foi o do bloco carnavalesco Picolé de Manga o de três farmácias herdadas pelo pai. Todos esses empreendimentos ele conseguiu quebrar!

    A conquista da Prefeitura de João Pessoa se deu graças ao apoio do prefeito da época, Luciano Agra, e ao desgaste do seu principal concorrente do segundo turno, o hoje prefeito Cícero Lucena.

    Venceu, foi reeleito, e em matéria de gestão só construiu o caos na cidade, com puxadinhos, fechamento de ruas, obras sem pé nem cabeça, morosidade nas ações básicas de saúde, educação e saneamento, e, óbvio, o desastre na política de mobilidade urbana, que ainda hoje persiste.

    A herança de um trânsito estruturalmente complicado pouco preocupou o prefeito Cícero Lucena, sucessor de Cartaxo. Já reeleito, ele não apresentou projetos para reverter a situação a curto, médio e nem a longo prazo, apesar  de avançar sem dó e nem piedade no bolso da população que utiliza veículos particulares, com a fixação de câmeras de fiscalização eletrônica e cobrança extorsiva de estacionamento nas vias públicas.

    Hoje a cidade está estrangulada pelo excessivo número de veículos, com a falta de vias de escapamento bem projetadas, com ruas e avenidas estreitas. Os órgãos de mobilidade são verdadeiros cabides de empregos para políticos e seus afilhados, com os agentes de trânsito devidamente instruídos para extração de multas, distantes de saber o que é um ordenamento de trânsito. Ou seja, um misto de incompetência, despreparo, ação e projetos. Mas, mesmo assim, com todas essas mazelas, os órgãos oficiais insistem em convidar turistas para fixar residência em João Pessoa, por ser a melhor cidade do mundo para se viver.