Página inicial

Notícia > Municipal

  • 14.05.2023 - 06:39

    A Inauguração da Usina de Beneficiamento de Algodão em Ingá


    No dia 08 de maio de 2023 ocorreu o evento de inauguração da “Usina de Beneficiamento de Algodão Orgânico cultivado pela agricultura familiar de Ingá e região”. Nele, a convite da Prefeitura de Ingá, pude novamente palestrar sobre a História do Algodão em Ingá, fazendo o paralelo do passado com o presente do algodão em Ingá e principalmente discorrendo sobre o reaproveitamento do espaço da Antiga Anderson Clayton.

          Ingá, durante a modernização da agricultura paraibana estimulada no governo Argemiro de Figueiredo, veio a receber a empresa norte-americana Anderson Clayton devido à isenção de impostos que o governo praticava para entrada de novas usinas de beneficiamento. Em 1935 a Anderson Clayton já estava estabelecida na Paraíba. E em 1936 a Anderson Clayton chega ao Ingá. A instalação da Anderson Clayton em Ingá trouxe grandes mudanças para a sociedade ingaense, além de exercer grande influência nas atividades econômicas do município, comprando o algodão dos agricultores locais, por oferecer oportunidades de emprego em sua usina, alguns moradores do município se deslocaram para trabalhar para essa empresa.

         Recentemente o prefeito de Ingá, Robério Burity, liderou o movimento do retorno do plantio de algodão no município de Ingá que há muitos anos havia cessado. E da mesma forma que o plantio do algodão retornou ao município visando uma melhoria econômica, o prefeito de Ingá também viu a possibilidade de reaproveitar o espaço da antiga usina da Anderson Clayton que se encontrava em ruínas. E no dia 08 de maio de 2023 ocorreu à inauguração da nova Usina. Com essa iniciativa mais uma vez esse espaço marca a história do município e contribui grandemente para a economia do Ingá e da Paraíba como um todo.

         Por fim, cito o meu avô José Lira, conhecido por Zezito, que trabalhou na usina da Anderson Clayton e me contava histórias de quando “Ingá respirava a algodão”. Tenho certeza que ele estaria feliz vendo esse retorno do algodão e da usina em Ingá.

    Texto: J. B. Lira Neto.