Página inicial

Notícia > Política

  • 22.05.2019 - 08:18

    XEQUE-MATE: Polícia Federal realiza busca e apreensão na residência de Fernando Catão


    O poderoso chefão da família Cunha Lima, cunhado do ex-governador já falecido Ronaldo Cunha Lima; tio do ex-senador Cássio Cunha Lima; sogro do deputado estadual Tovar Correia Lima e homem de comando logístico das campanhas eleitorais da família, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Fernando Catão, recebeu na manhã desta quarta-feira (22), em seu apartamento localizado num residencial no bairro do Altiplano, a visita nada agradável de um verdadeiro esquadrão da Polícia Federal para uma ação de busca e apreensão.     

    A ação da Polícia Federal e integra faz parte da quarta fase da operação Xeque-Mate. Também são alvos dirigentes da Associação de Proteção Ambiental (Apam), com sede em Campina Grande. Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. No caso do conselheiro do TCE, os mandados são cumpridos na casa dele e na sede do órgão. Eles são acusados de terem participado de uma “operação” para impedir a construção do Pátio Shopping Intermares, em Cabedelo, em 2015. A medida seria para beneficiar o empresário Roberto Santiago, atualmente preso.

    De acordo com a PF, o objetivo da operação é combater supostos atos de corrupção passiva na administração pública e atuação irregular de ONG sediada na Cidade de Campina Grande/PB. A operação conta com a participação de 30 Policiais Federais. As ordens judiciais foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). As medidas cumpridas nesta quarta, revela a Polícia Federal, têm o objetivo de angariar elementos de prova relacionados à possível prática ilícita de concessão de medida cautelar pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, no intuito de impedir a construção do Shopping Pátio Intermares. A operação Xeque-Mate é coordenada com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba. (com portais)