Página inicial

Notícia > Mundo

  • 31.12.2014 - 05:01

    Vítimas estavam de mãos dadas, diz piloto que descobriu destroços


     O piloto que primeiro avistou os destroços do voo QZ8501 da AirAsia nesta terça-feira (30) afirmou ter visto três dos corpos recuperados de mãos dadas. 

    Tri Wobowo, copiloto do Hércules C130 que participava das buscas próximo à costa de Bornéu, relatou a cena ao jornal indonésio "Kompas".

    "Havia de sete a oito pessoas. Três delas estavam de mãos dadas", afirmou. 

    "Pensamos que os passageiros ainda estavam vivos e acenavam para nós por ajuda. Mas quando nos aproximamos, vimos que já estavam mortos", contou ainda. 

    Segundo a Marinha indonésia, ao menos 40 corpos foram recuperados do mar, além de vários destroços da aeronave, um Airbus 320-200. O número diverge do apresentado pelo chefe das operações de resgate, segundo o qual três corpos foram retirados.

    As partes do avião foram localizadas no estreito de Karimata, que separa as ilhas de Bornéu e Belitung, próximo de uma base aérea que serviu como ponto de decolagem para os aviões que participam da operação internacional de busca e resgate.

    O avião ia de Surubaia, na Indonésia, para Cingapura, onde pousaria duas horas depois. 

    No caminho, o piloto chamou a torre de controle e pediu permissão para mudar a altitude de 32 mil para 38 mil pés para evitar uma tempestade.

    Porém, dois minutos depois, quando os controladores tentaram comunicar a autorização para que o avião subisse aos 34 mil pés, não houve resposta. A aeronave sumiu dos radares e não foi emitido nenhum sinal de socorro.

    Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (copiloto), um malaio e um cingapuriano. (Com agências internacionais)

    Leia mais em: http://zip.net/bxqyDB