Página inicial

Notícia > Política

  • 04.04.2018 - 06:07

    Suplentes devem tomar posse na Câmara de Cabedelo


     A situação política, tanto do Legislativo, quanto do Executivo em Cabedelo, na Grande João Pessoa, só deve ser solucionada na manhã desta quarta-feira (4). Com a decisão judicial que culminou com a prisão do prefeito Leto Viana, a prisão de cinco vereadores e o afastamento de outros cinco parlamentares, nesta terça-feira (3), 10 suplentes devem ser convocados para tomar posse na Câmara Municipal da cidade, em uma sessão especial, nesta quarta, às 8h.

    Dos 15 vereadores, apenas cinco não foram afastados, dentre eles Eudes de Souza (PTB), que integra sozinho a bancada de oposição e está articulando para ser eleito novo presidente da Casa, com o apoio dos demais colegas.

    Segundo ele, os cinco vereadores que permaneceram na Casa estão tentando se reunir para deliberar sobre a eleição e a convocação dos suplentes para resolver o problema da representatividade do município. Após a posse dos suplentes, ocorrerá a eleição da nova Mesa Diretora, composta por um presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.

    Apenas os titulares terão direito a concorrer aos cargos da Mesa Diretora, porém, os suplentes que assumirão o mandato terão direito a votar no processo para escolha dos novos dirigentes.

    “Vou colocar meu nome à disposição dos colegas. Vou buscar o consenso para apresentar uma chapa única e consensual. Há um clamor popular para que possamos contribuir como nosso trabalho para solucionar este problema em nosso município. Sempre denunciávamos na tribuna que algo tinha que ser feito”, comentou.

    A dificuldade para convocação dos suplentes, na tarde desta terça-feira, e a não realização da sessão especial para posse deles e eleição da nova Mesa Diretora da Casa, vai deixar Cabedelo por mais de 24 horas sem gestor, após a Operação Xeque-Mate.

    De acordo com Vandalberto de Carvalho, procurador da Câmara de Cabedelo, os trabalhos foram suspensos nesta terça já que a porta da sede da Câmara foi quebrada durante protesto de moradores.

    “Não havia condições de funcionamento, mas todas as medidas estão sendo tomadas para convocação dos suplentes e eleição da nova Mesa Diretora, seguindo o que determina o regimento da Casa e a ordem judicial”, comentou o procurador.

    No entanto, a expectativa é que nesta quarta a situação seja solucionada, assim que o novo presidente eleito da Câmara Municipal seja empossado, imediatamente, como prefeito interino, e o vice-presidente assumir o comando da Casa Legislativa.

    Na decisão que determinou as prisões e os afastamentos, resultantes da operação Xeque-Mate, o desembargador João Benedito da Silva, que está atuando como relator do caso, determinou que as medidas cabíveis sejam tomadas pelo Legislativo Municipal para garantir a ordem política e administrativa da cidade. Neste momento, não será mais de competência do Judiciário intervir nessa questão.

    Adriana Rodrigues, do Jornal Correio da Paraíba