Página inicial

Notícia > Estadual

  • 20.01.2015 - 02:31

    Presídio registra rebelião com muito fogo e disparos


     Um princípio de rebelião foi registrado na penitenciária de segurança máxima do distrito de Divinópolis, município de Cajazeiras, no Sertão, a 468 km de João Pessoa, no fim da noite desta segunda-feira (19), entrando pela madrugada da terça (20). 

    Segundo a Polícia Militar da cidade, o motim teve início após um detento alegar problema de saúde e pedir atendimento médico. A diretoria do presídio solicitou uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que se deslocou ao local. Os socorristas do Samu entraram em contato com o preso e constataram que o mesmo não necessitava de condução ao hospital, visto que não havia gravidade. O homem, então, teria ficado revoltado e se recusado a ser atendido apenas pela UTI móvel. Ao ser reconduzido à cela, começou a instigar os companheiros de pena a se rebelarem.

    Os demais seguiram o incentivo e colocaram fogo em colchões, deflagrando a situação crítica. A PM enviou ao presídio oficiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais e da Força tática, para que, em parceria com os agentes penitenciários, pudessem acalmar os ânimos. A Polícia Civil se mobilizou e também trabalharia no caso. O Corpo de Bombeiros foi acionado para que o incêndio não tomasse grandes proporções.

    A PM, até a 0h15 desta terça, afirmou que não havia confirmação sobre a utilização de disparos de arma de fogo nas dependências da unidade prisional como alternativa de contenção dos rebelados. Até essa hora, o fato, aparentemente, havia ocorrido em apenas uma cela, não tendo o envolvimento dos demais apenados. A operação para apaziguar a situação seguiria durante a madrugada.