Página inicial

Notícia > Notícias

  • 01.07.2015 - 15:14

    Obama anuncia volta de relações com Cuba e abertura de embaixada


     O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (1º) que seu país retomou relações diplomáticas com Cuba e que os dois países irão abrir embaixadas nos respectivos territórios.

    Segundo Obama, ainda no verão americano o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, irá a Cuba para hastear a bandeira dos EUA novamente em Havana.

    “Mais de 54 anos atrás, no coração da Guerra Fria, os Estados Unidos fecharam sua embaixada em Cuba. Hoje posso anunciar que retomamos as relações diplomáticas e vamos reabrir nossa embaixada nos dois países”, disse Obama no jardim da Casa Branca.

    O presidente americano ressaltou que está diante de um passo histórico, e afirmou que o progresso ocorrido nas relações entre os dois países mostra que "não devemos ficar presos no passado".

    "Um ano atrás poderia parecer impossível que os Estados Unidos um dia voltariam a hastear nossa bandeira... sobre uma embaixada em Havana", disse Obama.

    Impacto
    O presidente afirmou que as medidas não são apenas simbólicas, mas terão como impacto direto na vida dos cubanos – trabalhando com o país para avançar no campo da democracia e dos direitos humanos.

    Ele ressaltou, entretanto, que os dois países seguem tendo diferenças profundas, que incluem a liberdade de expressão. Por isso, os EUA continuarão a se manifestar quando não concordarem com os valores cubanos.

    O presidente americano ainda afirmou que já é hora para o Congresso americano levantar o embargo econômico contra Cuba – medida que o governo cubano declarou ser necessária para o restabelecimento de relações entre os países.

    G1