Página inicial

Notícia > Educação

  • 02.04.2013 - 16:45

    Luciano Cartaxo destaca a transformação da cidade pela educação


    O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participou na manhã desta terça-feira (2) da abertura da Conferência Municipal de Educação. O evento, realizado pelo Fórum Municipal de Educação, pretende integrar os profissionais do setor e discutir o aprimoramento das políticas educacionais aplicadas na Capital. A Conferência se estende até esta quarta-feira (3), no auditório da Estação Cabo Branco, no Altiplano, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

    “Faço questão de participar da Conferência por achar que esse debate não se restringe à educação. Aqui temos um patamar bem mais amplo porque todos os outros setores passam pela educação”, declarou Luciano Cartaxo. “Para um Governo que prima pelo diálogo, é um presente sediar a primeira Conferência do Estado e poder dar voz a quem realmente conhece a realidade. Tudo se transforma pela educação e esse Governo tem o compromisso de transformar essa cidade para melhor”, afirmou.

    Para o secretário municipal da Educação, Luís Júnior, essa é a concretização de uma administração mais próxima das áreas sociais. “As discussões levantadas aqui vão contribuir enormemente para que tenhamos uma avaliação criteriosa da educação em nível de João Pessoa e contribuir na formação de propostas que tragam melhorias para as políticas públicas que estão sendo implantadas”, explicou.

    A coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Salete Barbosa, afirmou que João Pessoa participa de um momento histórico na educação brasileira. “O Fórum possuiu uma responsabilidade grande e, com este Congresso, damos início a um processo que vai culminar na Conferência Nacional, onde poderemos participar efetivamente da construção da educação no país”, afirmou. Também esteve presente a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Giselda Freire.

    O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Daniel de Assis, afirmou que o setor precisa de ações intercaladas em todos os níveis do Poder Executivo. “Esses atores interligados podem trazer os resultados. O essencial é saber ouvir e saber elaborar propostas, e o elo fundamental começa aqui. Devemos escutar quem está no dia a dia com o aluno, pois essas pessoas sabem do que a educação necessita”, defendeu.

    O evento - A Conferência pretende contribuir para a integração de todos os níveis, etapas e modalidades da educação, em uma abordagem sistêmica, com vistas a edificar o Sistema Nacional de Educação. Isso deve acontecer especialmente no tocante ao planejamento e gestão, avaliação, financiamento e formação inicial e continuada dos trabalhadores em Educação. Também serão discutidas as condições de oferta de ensino com qualidade social.

    Durante o encontro, os participantes terão a chance de debater sobre questões relacionadas ao Plano Nacional de Educação, o Sistema Nacional de Educação, a qualidade da educação relacionada ao trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.

    Participam da Conferência, representantes do poder público, segmentos educacionais, setores sociais e entidades que atuam na área da educação no município de João Pessoa – professores, gestores, especialistas, funcionários e estudantes do setor público e privado.

    Integração – O bibliotecário Marcos Paulo destacou a importância do evento por colocar em sintonia todos os setores que contribuem com o processo educacional. “Temos todas as áreas envolvidas se integrando para debater a educação e participar da construção de um ‘todo’. Aqui se encontram professores, pedagogos, psicólogos, bibliotecários e demais profissionais que podem fazer a diferença nesse processo”, destacou.

    Para a assistente social Geniely Ribeiro, participar do evento é fundamental para o profissional comprometido com o futuro da educação. “É um espaço de participação decisivo na formação de diretrizes educacionais. Quem participa contribui com o direcionamento das políticas e pode apontar estratégias que façam com que todo o esforço se reverta e resultados com quem está na ponta do processo: os estudantes”, defendeu.

    Conferência Intermunicipal – O evento também será o espaço de escolha dos representantes de João Pessoa na Conferência Intermunicipal de Educação. No total, serão eleitos 20 delegados pessoenses que levarão suas ideias e contribuições para discutir a política educacional em nível de Estado e, mais tarde, em nível de Brasil, na Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento contará com 59 delegados paraibanos.

    Os 14 membros do Fórum foram empossados pelo secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Junior, no último dia 21 de março. Com isso, João Pessoa é o primeiro município da Paraíba a constituir um Fórum Municipal de Educação.


    Confira abaixo a programação da tarde de hoje e desta quarta:

    Terça-feira (2)
    14h - Apresentação cultural: PB Baile da Sedec/JP.
    14h30 – Exposição e discussão dos eixos temáticos
    DOCUMENTO REFERÊNCIA
    Eixo temático I: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação.
    Expositor/Coordenador: Prof. Alexandre Nader (UFPB)
    Profª. Marisete Fernandes de Lima (UFPB)
    Eixo temático II: Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
    Expositor/Coordenador: Profª. Ana Paula Romão (UFPB)
    Profª. Solange Rocha (UFPB)

    Eixo temático III: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.
    Expositor/Coordenador: Prof. Ana Paula Furtado Pontes (ANPAE/UFPB)
    Profª. Maria Leônia Gomes de Lima (SINTEP/PB)

    Eixo temático IV: Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
    Expositor/Coordenador: Prof. Wilson Honorato Aragão (UFPB)
    Prof. Telma Lúcia de S. Felix (SEDEC/JP/PB)

    Eixo temático V: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
    Expositor/Coordenador: Profª. Maria da Salete Barboza de Farias (ANPAE/UFPB)
    Profª. Conceição Silva (/UCME/SEDEC/JP/JP)

    Eixo temático VI: Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
    Expositor/Coordenador: Profª. Maria Helena Ribeiro Maciel (ANFOPE/UFPB)
    Prof. Daniel de Assis (SINTEM/JP/PB)

    Eixo temático VII: Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
    Expositor/Coordenador: Prof. Eder da Silva Dantas (UFPB/STP/JP)
    Prof. Gilberto Cruz (SEDEC/JP/PB)

    16h30 às 17h30 - Sistematização das propostas dos grupos por eixo temático do Documento Referência.

    Quarta-feira (3)

    9h – Reunião dos segmentos
    9h30 – Relato dos grupos de trabalho
    - Plenária Final
    - Eleição de delegados por segmento.
    12h - Encerramento