Página inicial

Notícia > Notícias

  • 25.11.2015 - 05:23

    Luau Tabatinga será realizado neste final de semana


    No próximo final de semana (dias 27 e 28), a Costa do Conde será uma excelente opção para quem curte a natureza, boa gastronomia e artesanato paraibano. No período será realizado o ‘Luau Tabatinga’, a primeira experiência compartilhada entre a Prefeitura do Conde, a Associação Turística da Costa do Conde, o Sebrae-PB e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) para incrementar a noite da região e oferecer uma nova opção de lazer para os turistas hospedados no local.

    O secretário de Turismo do Conde, Alexandre Cunha, disse que o projeto servirá de laboratório para que outras atividades sejam realizadas no local. Ele admite que há uma ausência de opções para os turistas no período da noite e tem discutido junto com os empresários algumas alternativas. No mês de maio, donos de 12 restaurantes promovem com sucesso um Festival Gastronômico, mas, na avaliação de Cunha, é muito pouco para tornar o destino atrativo.
     
    Belezas naturais

    Indiscutivelmente, o Litoral Sul paraibano é um dos mais belos do País, conta com uma rede hoteleira com quase 4 mil leitos, mas ainda engatinha quando se busca opções de lazer fora o sol e mar. Cunha vê no Luau de Tabatinga uma “luz no túnel”, principalmente por contar com o apoio do Sebrae-PB, que decidiu encarar esse novo desafio e está integrado na elaboração do projeto, não apenas na Costa do Conde, mas também em Pitimbu, Cabedelo e Lucena.
     
    Segundo o gerente da agência de Mangabeira, Cláudio Soares, projetos desse porte geram uma oportunidade de geração de renda para 40 tipos de negócios, que beneficiarão cerca de 10 mil pessoas direta e indiretamente. De acordo com o executivo, é necessário constituir um grupo de trabalho para a promoção de seminários, capacitações e consultorias para que os projetos sejam desenvolvidos com conhecimento de causa, e não apenas fazer por fazer.
     
    Vânia Domingues, presidente da Associação Turística da Costa do Conde (ATCC), aposta na parceria com os outros municípios do Litoral Sul e Norte para a concretização de um calendário de eventos comum a todos. Há duas semanas, em Pitimbu, aconteceu a Festa da Lagosta com as mesmas características do evento que será realizado na Costa do Conde. “Optamos por um evento à noite, aproveitando a lua cheia, que dê tranquilidade e segurança para que ele possa participar com a família, conhecendo o nosso artesanato e a nossa gastronomia”, pontuou a dirigente.
     
    Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, esses eventos se tornam uma opção para oferecer entretenimento aos turistas, mas também para atrair mais pessoas, inclusive da Paraíba, para movimentar a economia da região no período de baixa estação. Na opinião dela, o grande desafio da atividade turística é agradar aos turistas, com ações que envolvem também limpeza, segurança e serviços. A executiva lembra que a Costa do Conde é a maior referência do turismo paraibano após João Pessoa.
     
    O Luau

    O Luau Tabatinga terá uma estrutura com 21 estandes - 17 para gastronomia, com 45 mesas e 180 cadeiras, e quatro para a venda de artesanato -, três tendas, além do palco principal onde acontecerão as apresentações culturais. No primeiro dia, vão se apresentar Gabriel Caminha e a banda Smashed Potato, a partir das 18h. No segundo dia, as atrações serão Rostand e Banda Enseada Surf e Som, que também se apresentarão a partir das 16h. Nos dois dias, o evento será encerrado às 24h.   (Secom-PB)