Página inicial

Notícia > Municipal

  • 04.08.2014 - 05:58

    Festa em praça pública marca abertura dos Jogos Escolares

    Aumentar fonte Aumentar fonte Diminuir fonte Diminuir fonte

     cidade de Patos prestigiou na tarde sexta-feira, 02, a abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba que num desfile de delegações de atletas das regionais de ensino do estado passou pelas principais ruas do Centro em direção à Concha Acústica Nilson Batista onde aconteceu a solenidade oficial.


    Para o secretário adjunto de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Antônio Marques, a ideia era trazer a abertura dos jogos, que geralmente é realizada em ginásios de esportes, para as ruas para que a comunidade também possa prestigiar e participar de um momento tão significativo para a juventude.


    “Estamos felizes com a dimensão e a beleza deste evento, é muito importante que toda população tenha esse contato com nossos atletas mirins e também vejam de perto quão importante é o esporte para o desenvolvimento da criança e do jovem,” comentou.


    O coordenador geral dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, José Hugo, se revelou bastante satisfeito com o momento. “A cidade de Patos está de parabéns, hoje nós vivemos uma grande abertura dos jogos escolares. É uma satisfação de imensa porque além da gente congregar mais de 800 atletas, toda cidade pode conhecer os atletas campeões de suas regionais. A expectativa de agora em diante é que tenhamos uma grande competição,” revelou.


    O evento contou com a participação de diversos atletas e ex-atletas paraibanos destaques nacionais, que acenderam a tocha olímpica simbolizando a abertura oficial do evento. Para Delan Monte, campeão sul-americano de judô, a participação de atletas num evento deste é um incentivo aos que estão iniciando no esporte. “Eu só tenho 20 anos, então ainda não tenho tanta experiência quanto os demais atletas que estão aqui como a Pretinha, o João Eugênio, o Fininho, o Zé Marco, mas eu já estive ali como estudante, e hoje estou aqui para mostrar que se eu consegui, eles também conseguem,” enfatizou.


    Para o campeão olímpico e secretário executivo de Esporte, Juventude e Lazer do Estado, Zé Marco, incentivar e promover o esporte é o caminho para retirar os jovens da ociosidade, mas também uma oportunidade para revelação de talentos. “O esporte sempre será um grande aliado no desenvolvimento de nossa criançada, é claro que nem todos se revelarão talentos nos esportes. Contudo, esporte não é só seguir carreira, é também um estilo de vida, um hobby, uma distração do bem,” disse.


    A solenidade homenageou além dos atletas olímpicos, atletas patoenses que contribuíram e contribuem para o crescimento do desporto local. Entre os homenageados locais estavam Professora Walquíria, Miguel Félix, Lacordaire Segundo, Zéu Palmeira e Nestor Gondim.


    (KL)