Página inicial

Notícia > Política

  • 09.02.2016 - 07:38

    Falta de compromisso com a cultura popular motiva protesto contra Cartaxo


    O descontentamento com a falta de compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o carnaval e com a cultura popular, motivou oito Grupos de Frevo desfilaram vestindo roupas pretas como forma de protesto pela redução no valor repassado pela Funjope, pelas regras do edital e também pela data de liberação do recurso. 

     
    O presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, Beto Costa, disse que esse protesto foi definido através de uma assembleia, e apenas um, dos nove Grupos de Frevo, não aderiu ao movimento: “Como presidente da Liga, acatei a decisão dos grupos, pois vi a situação que eles estavam passando. Além de reduzirem o dinheiro repassado (o corte foi no valor de R$5 mil), ele só foi liberado na última terça-feira, 2, e segundo o edital não podem ser debitados desse valor as compras feitas antes da entrega do cheque, o que complicou ainda mais a situação de quem organiza os desfiles”. 
     
    Quem esteve no protesto foi o vereador Fuba (PT) e viu de perto a revolta e tristeza das pessoas que tentam manter vivo o Carnaval Tradição. “O que podemos dizer diante de tanta negligência da Prefeitura de João Pessoa? Os Clubes de Frevo, assim como as Tribos Indígenas, as Escolas de Samba, os Ursos e as Batucadas, fazem parte da história da nossa cidade, e são o retrato vivo da nossa cultura do Carnaval. O Poder Público parece não entender a importância disso, e este ano o descaso ficou ainda mais claro. O fortalecimento desses grupos deveria ser uma das prioridades de quem está à frente da gestão, mas a preocupação parece ser maior com outras coisas”. 
     
    Em um momento de desabafo, Beto Costa informou que existe uma grande falta de respeito do Poder Público com quem faz o Carnaval Tradição em João Pessoa: “A Funjope não nos recebeu. Colocou regras que só complicam. Até parece que eles querem fazer isso para acabar aos poucos com o que temos, para não acabarem de uma vez. Graças a Deus o público entendeu o nosso protesto e entendeu a nossa situação”. 
     
    Fuba sublinhou  que João Pessoa merece uma gestão que esteja realmente preocupada e comprometida com a Cultura Popular: “Não adianta fazer um discurso de compromisso e apoio, sendo que a realidade que temos é muito diferente. Como disse Beto Costa, essa é uma forma de acabar aos poucos com uma tradição de 101 anos. Inclusive, estas Tribos Indígenas só existem em João Pessoa, é um riquíssimo patrimônio imaterial, algo exclusivo da nossa identidade cultural”
     
    “A crise não pode ser usada como desculpa, o que faltou foi planejamento da gestão municipal. Fica aqui o meu desejo de que esse tipo de postura política não tenha continuidade”, finalizou o vereador. (MOMENTOPB com assessoria e portais)