Página inicial

Notícia > Municipal

  • 22.10.2014 - 01:49

    ALPB alerta população sobre câncer de mama em sessão especial


     A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, nesta terça-feira (21), em alusão ao Outubro Rosa. A sessão foi de autoria do presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), e teve como finalidade sensibilizar a população sobre a prevenção do câncer de mama.

     
    A sessão foi presidida pela deputada Daniella Ribeiro (PP), que destacou o envolvimento do Poder Legislativo em causas que visam esclarecer a sociedade. "A Assembleia tem um destaque especial em um momento em que ela se envolve em questões como esta. A Mesa Diretora tem esse comprometimento com o povo paraibano, buscando sempre benefícios para solucionar problemas do cotidiano", disse a parlamentar.
     
    A presidente regional da Sociedade Brasileira de Mastologia, Tarciane Campos Ramalho, ministrou a palestra com o tema: "Câncer de Mama – cuidados e tratamentos". A médica discursou sobre os fatores de riscos e o diagnóstico precoce, a exemplo da mamografia, que reduz a mortalidade por câncer de 30% a 50%.
     
    A solenidade teve o intuito de envolver a sociedade para a prevenção. A jornalista Lila Ferreira expôs as dificuldades que teve ao enfrentar esse tipo de câncer e recebeu da ALPB um buquê de rosas como forma de homenagem. A sessão especial teve a participação do Coral da Casa Maestro Pedro Santos.
     
    Estiveram presentes na mesa, além da deputada Daniela Ribeiro, os deputados Jutay Meneses (PRB), o presidente da fundação Napoleão Laureano, Carneiro Arnaud; a presidente da ONG Amigos do Peito, Fátima Lucena; o conselheiro regional de Medicina da Paraíba, Eduardo Trindade Medeiros e o diretor da Divisão Médica da ALPB, Túlio Germano.
     
    A Campanha Outubro Rosa, que integra o calendário institucional da Casa, este ano tem como slogan "Merecemos Ser Vistas", para refletir a necessidade de cumprir o direito garantido pela Lei 11.664/2008, que assegura a todas as  brasileiras com mais de 40 anos de realizarem a mamografia anualmente.
     
    Mural Rosa - Nesta terça, também foi instalado na ALPB o Mural Rosa, com mensagens e desenhos de apoio e solidarização às mulheres, feitos por estudantes da Escola Infantil, e servidores da Casa de Epitácio Pessoa.
     
    Dados - O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.  Este ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou 57.120 novos casos. De acordo com o Inca, as taxas de mortalidade continuam elevadas, porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.