Página inicial

Notícia > Política

  • 19.08.2017 - 06:29

    Gervásio destaca convênios para preservar Centro Histórico da Capital


     O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia, participou da solenidade de assinatura de convênios entre o Governo do Estado e instituições universitárias para revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, nesta quinta-feira (17). 

    Na ocasião, Gervásio destacou a importância da ação, lembrando que a Casa tomou iniciativa nesse sentido, com a implantação do Centro Administrativo do Poder Legislativo no Paraíba Palace. 

    Para o presidente da Assembleia Legislativa, a iniciativa do Governo do Estado em firmar convênios com instituições universitárias é um grande passo na preservação do conjunto arquitetônico do Centro Histórico da Capital. "Preservar o nosso patrimônio é preservar a nossa história, uma das razões que fizeram com que optássemos em concentrar todas as atividades administrativas da Assembleia no histórico Paraíba Palace", afirmou. 

    Já o governador Ricardo Coutinho explicou como o convênio entre o Governo do Estado e as instituições universitárias será colocado em prática. "O passo que estamos dando é ofertar, dentro das linhas de crédito que o Empreender dispõe, ofertar recursos para potencializar o comércio já existente e a atração de novos investimentos para concretizar a revitalização de uma área essencial para todos nós", afirmou. 

    A deputada Estela Bezerra destacou o compromisso do Governo do Estado em revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa. "Com o apoio das instituições acadêmicas, com o Iphaep e o Empreender, o governador Ricardo Coutinho está incentivando, motivando economicamente a preservação de um conjunto arquitetônico, um dos mais antigos do nosso país", ressaltou. 
    Participaram ainda da solenidade, realizada no Palácio da Redenção, em João Pessoa, os deputados Branco Mendes, Jullys Roberto, Lindolfo Pires, além de auxiliares do Governo do Estado e representes de movimentos que defendem o patrimônio histórico do Estado e da capital. 

    Convênio - O Governo do Estado firmou convênio, por meio do Iphaep e o do Empreender-PB, com a Universidade Federal da Paraíba, com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e com o Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp). Cada instituição irá trabalhar em frentes específicas. A UFPB, por exemplo, ficará responsável pelo inventário do sítio histórico de João Pessoa. Já o Iesp, ficará encarregado de pesquisar as potencialidades econômicas do Centro Histórico de João Pessoa.