Página inicial

Notícia > Política

  • 26.10.2017 - 08:40

    Deputados destacam importância da Central de Transplante da Paraíba


     O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia, participou, ao lado do governador Ricardo Coutinho, da inauguração da nova sede da Central de Transplantes da Paraíba, no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Os deputados Hervázio Bezerra, Trócolli Júnior, Nabor Wanderley e João Gonçalves, também estiveram presentes no evento, que contou ainda com a presença da secretária da Saúde, Cláudia Veras.

    Na ocasião, o chefe do Poder Legislativo destacou a importância do equipamento para a população paraibana. "Particularmente, fico muito feliz com mais essa conquista, em uma área tão importante da Saúde, que é o transplante", disse. "É mais uma prova de que o Estado tem caminhado na contramão do restante do país, realizando investimentos muito importantes para todos os paraibanos", prosseguiu Gervásio Maia.

    Já o governador Ricardo Coutinho ressaltou que a nova Central de Transplante da Paraíba dará condições para que o processo no estado seja ainda mais eficiente. "Há várias clínicas privadas e hospitais privados credenciados a realizar transplante, assim como o estado. É necessário que os procedimentos sejam acompanhados em todo o sistema. Para isso, o Governo do Estado está melhorando essa estrutura, com a inauguração dessa nova sede, por exemplo", explicou.

    Para o deputado Hervázio Bezerra, a nova sede da Central de Transplante da Paraíba proporcionará qualidade de vida a pacientes renais crônicos e os que precisam de transplante de córnea, por exemplo. "É um investimento muito importante, já que salvará muitas vidas das pessoas que precisam desses órgãos que precisam ser transplantados", acrescentou.

    O deputado Nabor Wanderley afirmou que, com esse investimento, o Governo do Estado estimula ainda mais a conscientização da população para a importância da doação de órgãos. "Além desse investimento pelo Governo do Estado e dos profissionais que precisam identificar potenciais doadores, é muito importante que a população se conscientize sobre a importância da doação de órgãos. Nesse sentido, creio que o Governo do Estado também contribui para essa conscientização", disse.

    De acordo com o deputado João Gonçalves, o Governo da Paraíba tem realizado investimentos importantes, que devem contar com a conscientização da sociedade. "A questão da doação de órgãos é um mito que precisa ser desfeito, para que a população se engaje ainda mais nessa causa tão importante, de grande solidariedade humana”, frisou.

    A secretária da Saúde, Cláudia Veras, explicou que com a nova Central de Transplante da Paraíba haverá uma união das equipes, proporcionando eficácia ao processo. "Essa inauguração representa a possibilidade de trabalhar no mesmo espaço físico tanto a equipe de captação de órgãos como a parte administrativa, que envia os órgãos, por exemplo", comentou.

    Ainda de acordo com a secretária, os investimentos são da ordem de R$ 330 mil. A mudança é uma conquista importante, já que a nova sede vai funcionar no Hospital de Trauma, a maior unidade em doações.