Página inicial

Notícia > Política

  • 08.05.2019 - 10:33

    Velhas lideranças podem ressuscitar nas eleição de 2020 na Capital


    Ao contrário de Campina Grande onde o perfil da deputada federal Eva Gouveia começa se delinear como candidata do prefeito Romero Rodrigues, na capital o vazio de pretendentes é grande revelando um deserto de opções, que pode conduzir para alianças surpreendentes do ponto de vista político e das muitas animosidades que castigam a cáustica paisagem pessoense.

    Em João Pessoa não há nomes cogitados que possam entusiasmar o eleitor e os partidos. As maiores liderança estarão fora do páreo caso as complicações da Operação Calvário terminem por afastar definitivamente o ex-governador Ricardo Coutinho reconhecidamente o grande favorito para chegar à prefeitura pela terceira vez.

    Faltando um ano e meio para o pleito o silêncio sobre nomes causa impressão numa terra onde se come e respira politica: nada ninguém surge no cenário apresentando aqueles requisitos imperiosos exigidos para um candidato com reais possibilidades de disputa.

    E à falta de competidores bem dotados leva os curiosos de plantão cogitar de velhas lideranças que, numa composição de forças, poderiam resgatar o calor da disputa, incendiar o cenário, tocar fogo na paisagem como em outros tempos, quando protagonizaram embates memoráveis e ainda recentes na lembrança do eleitor da capital.

    Um desses nomes, que podem ressurgir no vácuo criado pela carência de revelações capacitadas a disputar o voto, seria o do ex-prefeito Cícero Lucena cujo estilo revestido de bonomia ainda é festejado pelo morador da velha Filipéia de Nossa Senhora das Neves saudoso daquele calor humano que se desprendia da figura acanhada de Cícero, que nunca perdeu seu jeito caboclo de ser.

    Cícero ainda tem nas mãos e nos pés as marcas de sua crucificação política, quando também enfrentou um calvário, onde seus principais algozes não desperdiçaram lanças nem economizaram espinhos nem coroas, mas pode ressuscitar no terceiro dia e voltar ao mundo dos vivos, mais revivido do que nunca. 

    Esses ataques de saudosismo assaltam de vez em quando o ser humano nas suas diversas e variadas atividades como a música, as artes, o esporte e frequentemente a política, onde velhas e queridas legendas retornam com todo vigor para ocupar o vazio que as novas gerações não conseguem preencher, o que seria o caso e momento para o renascimento político que, apesar dos percalços, Cícero escreveu com letras maiúsculas na história desta cidade centenária.

    Essa ressureição política pode se concretizar com alianças partidárias inteligentes e desprovidas de sentimentos de inveja e egoísmo que revestem as relações de hoje, abrindo espaço para reconduzir alguém que conhece a cidade e que é conhecido por ela e que trabalhou por ela evitando que célebres aventureiros desçam dos poleiros para pousar como um agouro e um retrocesso na sua pior acepção, no Paço Municipal.

    Só assim pode-se evitar aqueles candidatos ruinzinhos, já sobejamente conhecidos e reprovados.

    (jampanews)