Página inicial

Notícia > Estadual

  • 04.05.2015 - 06:20

    Vacina contra tuberculose está em falta em JP


     As crianças que precisam tomar a vacina Bacillus Calmette-Guérin (BCG), para se proteger da tuberculose, em João Pessoa terão que agendar o atendimento. A medida foi tomada após o repasse de doses que é feito pelo Ministério da Saúde (MS), através da Secretaria Estadual, ter sofrido redução de cerca de 50%. O MS confirmou que o problema é nacional.

    Janaína Pedrosa, de 26 anos, levou a bebê a um posto de saúde do bairro do Cristo, para vaciná-la com a BCG, mas recebeu a notícias de que o produto está em falta. "Agora não sei mais como vou vacinar minha filha", disse ela, aflita.

    De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde do de João Pessoa, Chiara Dantas, a redução fez com que a aplicação tenha que ser agendada e não mais ocorre no instante em que a criança chega para ser vacinada.

    "A medida é uma recomendação da Secretaria de Saúde para que não ocorra o desabastecimento total e as crianças com até 12 horas de nascimento não deixem de ser vacinadas". Ele acrescentou que geralmente as doses são aplicadas ainda nas maternidades.

    A remessa da vacina BCG é feita mensalmente e sempre no início de cada mês. Em João Pessoa, conforme a Chiara, são aplicadas aproximadamente 2,5 mil doses, mas com a redução do estoque, a aplicação caiu pela metade. "Fomos informados que problemas nos contratos com os fornecedores teriam motivado essa redução, mas esperamos que o problema seja resolvido no tempo mais curto possível, para que o atendimento volte à normalidade", opinou.

    A Agência Brasil trouxe no dia 6 de março que o coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basília, explicou que o fornecimento da vacina está sendo feito de forma intermitente pelo Ministério da Saúde desde o ano passado e que a situação se agravou no início deste ano.

    Conforme a Agência Brasil, o Ministério da Saúde está fazendo uma avaliação das demandas dos estados para ver como restabelecer os estoques.

    A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente, são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de 1 milhão de pessoas à morte. No Brasil, a tuberculose é considerada um sério problema da saúde pública. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e 4,6 mil mortes. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.