Página inicial

Notícia > Política

  • 10.05.2019 - 06:29

    TV Câmara estreia novos interprogramas voltados à preparação para o Enem


    As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciaram nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17 deste mês. A taxa custa R$ 85 e o prazo para pagamento é até o próximo dia 26. Foi pensando nos conteúdos voltados aos estudantes que a TV Câmara de João Pessoa estreou em sua programação novas edições do ‘Pílulas do Conhecimento", interprograma em que professores explanam os temas que serão abordados na avaliação. Já estão disponíveis novos conteúdos de Português e História e as próximas videoaulas a serem exibidas na TV e no canal da emissora no YouTube serão de Química e Geografia. As provas do Enem vão ocorrer em 3 e 10 de novembro.

     

    "Durante os fins de semana, a TV Câmara exibe maratonas do ‘Pílulas do Conhecimento‘. Aos sábados, a atração vai ao ar a partir das 9h30 e, aos domingos, às 14h30. A gente reuniu programetes que têm entre 3 e 5 minutos de duração, totalizando meia hora de programação, com um intervalo", comentou a diretora de jornalismo da TV Câmara, Mafalda Moura.

     

    "Inserimos nas aulas elementos ilustrativos e figuras que complementam visualmente os conteúdos explanados, atraindo mais o olhar do espectador e aproximando a linguagem da utilizada nos canais de compartilhamento de vídeo", acrescentou o diretor do interprograma, Lúcio César Fernandes.

     

    A valorização da Educação tem sido um dos nortes da atual gestão da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A importância da área para a construção social tem se desmembrado em diversos conteúdos produzidos pela Secretaria de Comunicação da Casa. A exemplo, um projeto pretende realizar uma parceria entre o Legislativo e a Secretaria Municipal de Educação (Sedec), no intuito de que alguns conteúdos da TV Câmara sejam utilizados em sala de aula, nas escolas municipais.

     

    A proposta já foi apresentada à Sedec e, a partir dela, programas como ‘Pílulas do Conhecimento‘ e ‘Nosso Bairro‘ – que revela curiosidades e a História dos bairros da Capital –, vão contribuir com a formação de estudantes. Além disso, uma parceria com a Rede Legislativa de TV‘s vai ampliar a produção de conteúdos produzidos pela TV Câmara JP disponíveis para serem exibidos em outras Câmaras e Assembleias Brasil a fora.

     

    Outra atividade que o Legislativo Municipal põe em prática, a partir da Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, é o projeto ‘Aprendiz de Vereador‘, que está finalizando a seleção da segunda turma do programa deste semestre. Ele consiste em um estágio-visita não remunerado em que, durante 90 horas, estudantes de graduação e pós-graduação vivenciam as rotinas da Câmara vinculados a um gabinete e, ao final do processo, podem fazer sugestões de melhorias para a cidade, que podem virar lei em vigor na Capital.

     

    Recentemente, a Escola do Legislativo também realizou um acordo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) a partir do qual as Escolas do Legislativo e do Judiciário irão desenvolver projetos em conjunto. Ambas as entidades passarão a receber estudantes, oferecendo palestras a respeito do voto consciente e de como funciona uma casa legislativa, realizando um intercâmbio de conhecimentos a respeito das instituições. A Escola do Legislativo da CMJP ainda realiza o projeto ‘Escola na Câmara‘ – atividade em que estudantes visitam o Legislativo, acompanham uma sessão ordinária, participam de palestras e aprendem sobre os três Poderes.