Página inicial

Notícia > Brasil

  • 11.07.2013 - 01:01

    Sindicalistas prometem paralisar as principais cidades do país


    do BOL, em São Paulo


    O "Dia Nacional de Lutas", movimento de centrais sindicais que pretende paralisar São Paulo e algumas das principais cidades do país, está marcado para esta quinta-feira (11). Segundo informações da "Folha de S. Paulo", todos os terminais de ônibus da capital paulista devem ser paralisados às 9h, permitindo somente a saída de ônibus que atendam às linhas da avenida Paulista, para que os manifestantes possam se reunir em frente ao Masp, às 12h, para um grande ato.

    Liminar da Justiça impede paralisação do metrô de São Paulo nos horários de pico
    Governo vai acompanhar manifestações das centrais sindicais e ouvir reivindicações, diz ministro
    Protestos devem parar Salvador nesta quinta-feira
    Via Dutra será bloqueada a partir das 6h em São Paulo e Rio

    As paralisações devem se estender para várias cidades do Estado de São Paulo e para municípios de outros Estados, incluindo capitais de todas as regiões do país, como Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre, Brasília, Campo Grande e Belém. Além de manifestações nas ruas, o dia de mobilização prevê paralisações e atrasos na abertura de agências bancárias e entrada nas fábricas.

    O movimento, organizado por centrais sindicais e pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), planeja a greve geral para cobrar do governo e do Congresso Nacional o avanço na pauta trabalhista, que inclui o fim do fator previdenciário (que reduz as aposentadorias precoces), redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e mudanças nas regras de terceirização. Também estão entre as reivindicações 10% do PIB para a Educação, 10% do Orçamento para a Saúde, transporte público de qualidade e reforma agrária.

    Há ainda previsão de bloqueio de importantes rodovias do Estado de São Paulo, como Anhanguera, Bandeirantes, Castello Branco, Dutra, Anchieta e Fernão Dias. Além disso, 600 mil servidores públicos do Executivo e do Judiciário prometem aderir à paralisação.