Página inicial

Notícia > Política

  • 21.03.2019 - 12:56

    SEM ÁGUA: Romero Rodrigues decreta estado de calamidade em Campina


    O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), decretou nesta quinta-feira (21) situação de calamidade pública. A medida foi tomada para agilizar o envio de caminhões-pipa no município para abastecer parte da população campinense que ainda está sem água desde sexta-feira (15).

    O decreto de calamidade ocorre como forma emergencial na situação, sendo assim desnecessária a realização de uma licitação. O prefeito se reuniu com o vice-prefeito, Enivaldo Ribeiro (Progressistas) com secretários municipais e a Defesa Civil para montar um plano de ação e minimizar os efeitos da falta de água.

    Com essa medida, é esperado que ocorra a liberação de cisternas na cidade e poços artesianos para a população. Os vereadores Alexandre do Sindicato (PHS) e Antônio Alves Pimentel (PSD), ainda nesta quinta (21), informaram que vão ingressar com um requerimento de urgência, na Câmara Municipal de Campina, solicitando esse decreto.

    A crise

    Campina Grande (e distritos), Queimadas, Barra de Santana, Caturité, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Matinhas, Alagoa Nova e Pocinhos estão enfrentando crise hídrica desde que uma pane elétrica na estação de tratamento Gravatá ocorreu na sexta-feira (15), em Queimadas (PB), e deixou as cidades sem água.

    De acordo com a  Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o conserto do problema deverá ser finalizado nesta sexta-feira (22), mas precisa ser testado. Caso os testes sejam bem sucedidos, a água será liberada e só vai alcançar as torneiras de todas as nove cidades afetadas a partir de domingo (24) ou segunda (25).

    Unidades de Saúde sem atendimento

    A Secretaria de Saúde de Campina Grande emitiu uma nota oficial à imprensa na noite desta quarta-feira (20) por meio da qual informa que “está trabalhando para garantir a execução dos serviços de saúde pública no município, mesmo diante do desabastecimento de água”.

    Além da atenção básica, o esforço maior é para subsidiar os hospitais. A Secretaria dispõe de três caminhões-pipa para abastecer toda a rede hospitalar e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

    Nesta quinta-feira (21) a lista contendo das Unidades Básicas e Centros de Saúde que precisaram interromper os procedimentos por falta de abastecimento foi atualizada pela secretária, confira:

    UBS Porteira de Pedra

    UBS José Aurino Barros

    UBS Tambor II

    Centro Saúde do Catolé

    UBS Malvinas I

    UBS Malvinas II

    UBS Malvinas V

    UBS Rocha Cavalcante

    UBS Jardim Verdejante

    UBS Cidades I

    UBS Cidades II

    UBS Ramadinha l

    UBS Adriana Bezerra

    UBS São Januário ll

    UBS Ressurreição (funcionando parcialmente)

    UBS Severino de Sousa Costa (funcionando parcialmente)

    UBS Liberdade III (funcionando parcialmente)

    UBS Catolé de Zé Ferreira (funcionando parcialmente)

    UBS Novo Horizonte (funcionando parcialmente)

    UBS Romualdo Brito de Figueiredo

    UBS Adalberto César

    UBS Raimundo Carneiro

    UBS Bodocongó

    UBS Mutirão

    UBS São Januário ll

    Centro de Saúde da Bela Vista

    UBS Ricardo Amorim

    UBS Colibri

    UBS Bem-te-vi

    UBS Catingueira

    UBS Ronaldo Cunha Lima

    UBS Neli Maia

    UBS Monte Castelo

    UBS Cinza

    UBS Jardim América I e II

    UBS Jardim Tavares

    UBS Wesley Targino

    UBS Campos Sales

    UBS Francisco Brasileiro

    UBS Tota Agra

    UBS Antônio Arruda

    UBS Serra da Borborema 

    (Assessoria com portal correio)