Página inicial

Notícia > Notícias

  • 25.02.2021 - 05:10

    Sedurb faz ação de combate à covid-19 em mercados públicos


    A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), está intensificando uma ação de combate à covid-19 em mercados públicos e shoppings populares de João Pessoa. O objetivo é conscientizar comerciantes e consumidores quanto aos protocolos de segurança para evitar possível disseminação do coronavírus na cidade.
     
    Nesta quarta-feira (24), as equipes visitaram o Mercado de Jaguaribe, onde acontece a tradicional ‘Feira de quarta-feira’. Lá, foram distribuídas máscaras de proteção, houve a disponibilização de álcool a 70%, além da aferição da temperatura e conscientização para as medidas de prevenção à covid-19. No local, também foi disponibilizada uma pia com sabão para que os consumidores possam higienizar as mãos. Nesta quinta-feira (25), as ações ocorrerão no Mercado da Torre e no Centro Comercial de Passagem.
     
    O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro, acompanhou de perto a ação e destacou a importância da colaboração de todos neste momento. Ele disse que o trabalho educativo e a fiscalização ostensiva são fundamentais para o sucesso da ação. “Estamos conscientizando comerciantes e consumidores para a importância dessa ação, que deve ser permanente, e promovendo uma fiscalização ostensiva para que o decreto municipal seja cumprido integralmente”, disse.
     
    Comerciantes e consumidores aprovam - A iniciativa da Prefeitura foi bastante elogiada pelos comerciantes e consumidores que frequentam o local. Para João Torquato, que comercializa hortaliças há 15 anos no local, o trabalho da Prefeitura é muito importante, pois promove segurança necessária para todos. “É importante a nossa prevenção e também dos nossos clientes, pois assim todos ganham”, afirmou.
     
    A cabeleireira Érika Silveira, que frequentou o local pela primeira vez, também aprovou a ação educativa da prefeitura. Ela disse que gostou do que viu, principalmente no tocante ao cuidado com a limpeza e organização do local. “Percebi o uso de máscaras e a preocupação na manutenção das mãos higienizadas, o que é muito importante”, comentou.
     
    Ação integrada - A equipe da Emlur atua com dez fiscais nessa ação com a finalidade de abordar comerciantes, repassando orientações a respeito do acondicionamento e descarte correto de resíduos gerados nas feiras, praças e shoppings populares, utilizando os coletores disponibilizados pela Autarquia nesses locais, incluindo as medidas de prevenção à covid-19. 
     
    A Emlur também tem mantido os ambientes limpos e com qualidade para segurança de clientes e trabalhadores, realizando nos mercados a sanitização, desinfecção e limpeza, o que já foi feito no Mercado de Peixes, de Tambaú e Mercado Central.
     

    Alexandre Freire e Ângela Costa