Página inicial

Notícia > Municipal

  • 07.08.2013 - 17:44

    Secretaria incentiva produção de sabão com sobras de óleo


    A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Patos está incentivando a ideia da orientadora social do Projovem Adolescente, Lúcia de Fátima Medeiros, que recentemente elaborou uma forma sustentável de transformar sobras de óleo de cozinha em sabão.

     


    Para que a ideia seja colocada em prática de forma eficaz, é preciso que os donos de restaurantes e bares de Patos se conscientizem da importância de fornecer diariamente o óleo que sobra das frituras. Vale destacar que a atitude sustentável não é de caráter comercial, pois o intuito é também gerar uma ocupação para os jovens.

     


    Durante uma reunião envolvendo o secretário de Meio Ambiente, Wandecy Medeiros, e a mentora do projeto, Lúcia de Fátima Medeiros, ficou definida uma campanha de conscientização, a ser realizada em breve, junto aos restaurantes e bares de Patos.

     


    “Acho a ideia louvável, e por isso iremos fazer um esforço para que a professora Lúcia de Fátima possa ensinar aos adolescentes do Projovem essa atividade benéfica ao Meio Ambiente. Espero que os proprietários de restaurantes contribuam com esse projeto que só vem contribuir para melhorarmos as condições ambientais da nossa cidade”, disse o secretário Wandecy Medeiros.

     


    A professora Lúcia de Fátima Medeiros disse que já existe uma parceria com alguns donos de restaurantes da cidade, mas que é preciso uma adesão ainda maior.

     


    Males causados pelo óleo de comida no meio ambiente

     


    A destinação que se dá ao óleo de cozinha é um sério problema ambiental, pois quando jogado na água ou em terrenos baldios, provoca estragos no Meio Ambiente. Se for jogado na pia, o óleo de cozinha provoca entupimentos e o problema só se resolve com produtos tóxicos, ou seja, a agressão acarreta ainda mais agressão. Se o óleo, ao invés da pia, for jogado no lixo, o solo fica impermeável. Além disso, o óleo de cozinha sofre o processo de decomposição e libera gás metano, trazendo mau cheiro e acelerando o efeito estufa.