Página inicial

Notícia > Política

  • 16.08.2019 - 13:04

    Redução da violência comemorada por RC tem o ranço da Cruz Vermelha


    O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, propiciou um momento de rara sinceridade para um agente público ao reconhecer que a intervenção no Hospital de Traumas garantiu uma economia de 25% para os cofres públicos. 

    Não é todo dia que um auxiliar de Governo faz seu exame de consciência e derruba mitos que perduraram por oito anos e que terminaram arrombando os cofres públicos, como foi revelado pela Operação Calvário.

    Essa sinceridade podia ser adotada também pelo secretário da Segurança Pública, Jean Francisco, para dirimir a dúvida que impera junto a Opinião Pública sobre se houve de fato redução da violência como propaga e trombeteia o ex-governador Ricardo Coutinho ou se tudo não é fruto de maquiagem como acusa a oposição e como demonstra a realidade das ruas.

    Em seus espaços na internet, Ricardo tem insistido na redução de números da violência sendo corroborado pelo ainda comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, mesmo já tendo sido desmascarado cabalmente pelo secretário de Saúde sobre a eficácia da terceirização.

    Gráficos e dados emanados da Secretária da Segurança, que publicamos, fazem o papel do secretário Geraldo Medeiros e refutam veementemente o que comemora o ex-governador em relação aos números festejados como sendo prova da redução da violência no Estado.

    Por oito anos consecutivos, Ricardo bateu de frente com dados divulgados por institutos internacionais mostrando o descalabro na área de Segurança de sua gestão e o quanto eram provavelmente falseados os dados apresentados pelo governador socialista na mesma linha d defesa que fazia em relação à parceria com a Cruz Vermelha.

    Um gráfico oriundo da própria Segurança Pública mostra que a redução foi em relação à violência promovida e alimentada pela gestão de Ricardo que conseguiu apenas devolver o estado aos patamares que encontrou e que tanto escandalizaram o então candidato ao Governo em 2010.

    O gráfico está reproduzido na pagina da reportagem e faz um comparativo com os números que Ricardo encontrou ainda quando candidato e que provocou sua declaração de indignação contra aquela realidade descontrolada já naquele período.

    Na projeção do gráfico proveniente de fontes da Secretaria da Segurança, em vez de ser reduzida, a violência, com destaque para os homicídios, aumentou 35% no período de 8 anos da gestão de Ricardo saindo de 7743 homicídios do período de 2003 a 2010, para 10380 homicídios, de 2011 para 2017, o que jogaria por terra os argumentos efusivos do governador e do coronel, transformando-se em algo semelhante aos dados da Cruz Vermelha, que Ricardo sustenta obstinadamente até hoje como positivos. 

    Os números catalogados e apresentados por fontes da Segurança Pública tem o efeito das declarações do Secretário de Saúde sobre a discussão em relação ao que propiciou a terceirização dos hospitais paraibanos: desmascara a propaganda ufanista de Ricardo e do coronel ambos ainda bastante afinados como pode se perceber pela efusão com que Euller reproduz o espaço do chefe na internet.

     Por fim, Medeiros desmistifica e apresenta a real situação do setor, o que também pode ser feito pelo atual secretário da Segurança afirmando ou refutando o que tem sido propagado com alarde por Ricardo e pelo coronel Euller (um notório maquiador de operações policiais) sobre se houve ou não redução de fato, porque, o que fica evidente no gráfico é que ela apenas teria retrocedido aos patamares de 2010, cenário que provocou arrepios no então candidato.

    Como o tempo da sinceridade foi inaugurado pelo Secretário de Saúde, o exemplo poderia ser seguido pelo da Segurança desmistificando essa balela de oito anos, sobre se avançamos ou não nesse setor ou se simplesmente voltamos aos números escandalosos, que estarreceu Ricardo. 

    Jean Francisco prestaria um enorme serviço à verdade e aos paraibanos se esclarecesse essa dúvida atroz alimentada por quem não tem o menor interesse em revelar os fatos preferindo a embromação e a falácia para enaltecer algo que pela realidade não procede como não procedia a lengalenga da terceirização de hospitais, agora devidamente esclarecido pelo íntegro Geraldo Medeiros.

    Com a palavra o Secretário Jean Francisco.

    Fonte: Jampanews