Página inicial

Notícia > Política

  • 12.12.2019 - 09:35

    QUEM VAI PARA O LUGAR DE IVAN BURITY? Operação Calvário deve retornar às ruas


    Quem vai para o lugar de Ivan Burity?

    Essa é pergunta corrente em todas as rodas de conversações tão ficou confirmanda a soltura do ex-secretário executivo de Turismo da Paraíba, Ivan Burity.

    A indagação, obviamente, não se refere ao cargo que Ivan ocupava – que já tem titular desde a sua prisão – mas a um dos cômodos da Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, que Ivan estava ocupando há mais de 60 dias e ganhou liberdade após firmar acordo no termo de colaboração premiada.  

    Há um clima de expectativa de que ainda nestes poucos dias que restam para o Ano Novo, a Polícia Federal, o Gaeco e outros órgãos de segurança resolvam detonar uma nova fase da Operação Calvário – já com base no depoimento de Burity – e determinar a prisão de novas figuras que ocupavam posto de destaque durante a gestão do ex-governador Ricardo Coutinho.     

    Prisão de de Ivan

    O ex-secretário executivo de Turismo da Paraíba, Ivan Burity, foi preso no dia 09 de outubro, na quinta fase da Operação Calvário, que investiga desvios de recursos na administração pública do estado.

    De acordo com as investigações do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Ivan teria participação em um esquema suspeito de desviar recursos da educação.

    “No âmbito da Educação, especialmente no que pertine a aquisição de materiais didáticos pelo Governo do Estado da Paraíba, destaca-se a atuação de Ivan Burity de Almeida, integrante da ORCRIM que atua no sentido de “abrir caminho” para contratação das empresas, mediante o recebimento de propina”, diz um trecho da investigação.

    Segundo o MPPB, após diligências iniciais e com a celebração da colaboração premiada de Leandro Nunes Azevêdo, ex-assessor de Livânia Farias, “tomou-se conhecimento de diversas condutas criminosas perpetradas por Ivan”.

    O relato indica que Ivan Burity exercia papel centralizador em diversos contratos geradores da propina no âmbito da Secretaria de Educação, atuando de forma semelhante a Livânia Maria da Silva Farias quanto às Organizações Sociais, a exemplo da Cruz Vermelha Brasileira e do IPCEP. (MOMENTOPB com portais)