Página inicial

Notícia > Mundo

  • 09.03.2015 - 09:01

    Putin revela detalhes da anexação da Crimeia


     Moscou, 8 Mar 2015 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, revelou os bastidores da operação para anexar a península da Crimeia, após a queda - há um ano - do então presidente da Ucrânia, o pró-russo Viktor Yanukovich, segundo extratos de uma entrevista divulgados neste domingo pela TV estatal.

    Em trechos do documentário "Regresso à Pátria", difundido pelo canal Rossiya 1, Putin conta que na noite do dia 22 de fevereiro de 2014 se reuniu com os chefes dos serviços secretos e do ministério da Defesa para tratar da questão da Crimeia.

    "Terminamos às sete da manhã e no final disse a todos que deveríamos trabalhar para o regresso da Crimeia à Rússia".

    Quatro dias depois, soldados sem identificação tomaram o Parlamento da Crimeia, cujos deputados votaram a favor de um novo governo, aliado a Moscou. Após a realização de um referendo, esta península do Mar Negro foi incorporada oficialmente à Rússia, no dia 18 de março de 2014. 

    Kiev e os países ocidentais não reconheceram o referendo e a anexação da península, que até 1954 pertenceu à República Soviética da Rússia, quando foi entregue à República Soviética da Ucrânia.

    Durante a reunião citada no documentário, Putin também encomendou aos responsáveis russos "uma missão para salvar a vida do presidente da Ucrânia", diante da possibilidade de uma execução sumária.

    Segundo Putin, os serviços secretos estavam dispostos a tirar o ex-presidente ucraniano "de Donetsk por terra, mar ou ar". Yanukovich, destituído após três meses de revolta popular em Kiev, se refugiou nesta cidade do leste da Ucrânia.

    Com o objetivo de "não conversar muito", as forças de segurança analisaram a utilização de metralhadoras pesadas na operação de resgate de Yanukovich, que finalmente chegou a cidade russa de Rostov del Don dias mais tarde.

    O canal não precisou quando o documentário completo será exibido.

    Leia mais em: http://zip.net/bkqVFB