Página inicial

Notícia > Municipal

  • 14.04.2015 - 17:52

    Professores encerram greve em João Pessoa


     Os professores da rede municipal de ensino de João Pessoa decidiram, em assembleia da categoria na tarde desta terça-feira (14), encerrar a greve e voltar às atividades normais a partir desta quarta-feira (15). A assembleia dos professores foi marcada por debates acalorados e, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa (Sintem-JP), Daniel de Assis, parte dos trabalhadores, ligados a movimentos políticos, não queriam o fim da greve.

    O Sintem-JP vai solicitar reabertura de negociações com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e pedir a não retaliação para os professores que estavam em greve.

    De acordo com Daniel de Assis, um oficio vai ser encaminhado ainda nesta terça-feira para o prefeito Luciano Cartaxo informando da decisão e solicitando novas negociações.

    “Nós decidimos retornar as nossas atividades a partir de amanha, respeitando a decisão judicial da desembargadora Maria das Graças. Iremos encaminhar oficio ao prefeito solicitando audiência e que não haja retaliações a nenhum dos nossos companheiros. Vamos, também, pedir novas negociações para que as nossas pautas sejam atendidas”, afirmou o presidente do Sintem-JP.

    As reivindicações do sindicato eram por reajuste salarial, mudança no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), além de questões pedagógicas e de infraestrutura das escolas.

    Ainda segundo Daniel de Assis, houve principio de tumulto durante a assembléia por causa de uma ala voltada a “questões políticas e eleitoreiras”. 

    “Tivemos discussão acalorada. Uma parte não respeitou o que a maioria decidiu e essa parte que não respeitou esta ligada a movimentos políticos e pensam nas eleições sindicais do próximo ano. Mas a maioria acatou a decisão, até porque não podemos estar na ilegalidade e decisão judicial tem que ser cumprida”, concluiu Daniel.