Página inicial

Notícia > Notícias

  • 06.07.2019 - 04:30

    Primeira-dama acompanha atividades culturais para crianças


    O Teatro de Arena do Espaço Cultural em João Pessoa foi o palco para diversas atividades de lazer e cultura destinadas a cerca de 1.500 crianças que participaram da colônia de férias dos Centros Sociais Urbanos (CSUs). Estiveram presentes no evento crianças dos bairros de Cruz das Armas, Mandacaru, Rangel, Padre Zé, Castelo Branco, também das cidades de Santa Rita, Cabedelo, Sapé e outras localidades. O projeto “CSUs em Férias” aconteceu durante toda a semana e, nesta sexta-feira (5), trouxe brincadeiras, músicas e o espetáculo teatral Scooby-Doo para animar a criançada.

    A ação, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, contou com a presença da primeira-dama Ana Maria Lins, que aproveitou para conversar e tirar fotos com os pequenos, além de acompanhar a peça de teatro infantil. Na ocasião, a primeira-dama comentou que esse tipo de atividade educativa proporciona momentos de lazer para as crianças e fazem com que elas adquiram novos conhecimentos de forma dinâmica e criativa. “É uma iniciativa muito boa, porque as crianças são estimuladas a aprender através de atividades variadas. É sempre bom ver uma criança interessada em cultura, teatro e brincadeiras educativas. O Governo do Estado vai continuar apoiando esse tipo de projeto”, afirmou.

    De acordo com a gerente executiva de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Humano, Gilmara de Oliveira, essa colônia de férias já se tornou uma tradição e é realizada com foco em crianças em situação de vulnerabilidade social. “Buscamos proporcionar algo marcante para as crianças, com momentos de lazer, cultura e esporte. Aqui temos crianças que foram ao cinema pela primeira vez, crianças que não sabiam o que era um espetáculo de teatral, enfim, estamos ampliando o horizonte e fazendo com que elas tenham férias com uma grande diversidade cultural”, comentou.

    Élida Souza é representante da Associação Menino Jesus, que é parceira do projeto. Ela ressaltou a importância da ação para transformar as férias das crianças em algo mais divertido e educativo. "Esses meninos e meninas estudam em escolas públicas, são de famílias de baixa renda e muitas vezes não têm condições de fazer parte de uma colônia de férias. Com esse projeto as crianças podem aproveitar as férias escolares com mais diversão. Estamos fechando esta colônia com chave de ouro", observou.

    Mikael Bernardo, de 11 anos, estava com um sorriso estampado no rosto. Ele mora no Castelo Branco e contou que durante a semana participou de várias brincadeiras, passeou e adorou o espetáculo de teatro. “Está tudo maravilhoso, eu gostei demais da peça Scooby-Doo. Essa colônia de férias foi muito boa, porque a gente participou de várias atividades interessantes. Foi ótimo", falou.

    A pequena Maria Fernanda, de 8 anos, veio de Mandacaru para participar do evento e expressou a satisfação em poder participar do projeto CSUs em Férias. "Gostei muito dessa colônia de férias. Eu e meus amigos brincamos muito, a gente foi para o cinema, para o teatro, lanchamos e fizemos muitas outras coisas legais", disse.

    Já a dona de casa Joelma Oliveira é mãe dos pequenos Pietro Ruan, de 9 anos, e Rafael, de 1 ano e meio. Eles moram em Cabedelo e estavam muito satisfeitos com o projeto. “Esse é o segundo ano que meu filho mais velho participa dessa colônia de férias. Hoje eu vim acompanhando ele e trouxe também o pequenininho. Os meus dois filhos gostaram demais e se divertiram bastante com a programação especial para as crianças", ressaltou.

    FONTE: Secom/PB