Página inicial

Notícia > Notícias

  • 18.01.2021 - 07:16

    Período de defeso: PM solta mais de 160 caranguejos-uçá


    A Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), realizou a soltura de mais de 160 caranguejos-uçá, que haviam sido capturados por um homem, na noite desse sábado (16), em Bayeux. Os animais, que estavam presos em um saco, foram soltos em um mangue na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP), na mesma noite.

    A captura desses animais está proibida devido ao defeso, que é quando os animais ficam mais vulneráveis e saem das tocas para reprodução no manguezal. Durante o defeso está proibido ainda o transporte, armazenamento e comercialização do animal sem a autorização dos órgãos ambientais.

    Quem for flagrado nessa prática será autuado por crime ambiental, com pena de um a três anos de detenção, além de multa. Desde o começo do mês, o BPAmb tem feito uma campanha de orientação por meio das redes sociais e em contato com comerciantes de feiras e bares, alertando sobre as regras para o período.

    A temporada reprodutiva do caranguejo-uçá acontece em quatro períodos: 14 a 19 de janeiro, 29 de janeiro a 3 de fevereiro, 28 de fevereiro a 5 de março e 29 de março a 3 de abril.

    Na ocorrência deste sábado, o suspeito conseguiu fugir pela vegetação mas os animais foram encontrados e liberados em um local seguro.