Página inicial

Notícia > Mundo

  • 11.01.2015 - 08:21

    Pelo menos 26 crianças morrem de gripe nos EUA


     Uma gripe particularmente forte castiga os Estados Unidos, onde 26 crianças morreram esta temporada e pelo menos cinquenta pessoas com mais de 65 anos foram hospitalizadas na última semana, informaram funcionários nesta sexta-feira (9).

    A responsável por tanta virulência é a cepa predominante da gripe este ano, H3N2, uma variedade que demonstrou sua agressividade em anos anteriores.

    "Desenha-se um ano ruim para a gripe", disse Tom Frieden, chefe dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, em coletiva de imprensa por telefone. "O H3N2 é pior que os outros vírus da gripe".

    O vírus "já tinha se espalhado por quase todo o país", disse Frieden, destacando que esta é apenas a sétima semana de uma temporada de gripe que normalmente dura treze.

    Normalmente, a gripe sazonal afeta de 5% a 15% da população e pode ser perigosa para os que têm o sistema imunológico mais debilitado, particularmente crianças e idosos.

    Frieden informou que a taxa de hospitalização entre os maiores de 65 anos "aumenta drasticamente": cresceu de 52 por 100.000 habitantes na semana passada a 92 por 100.000 esta semana.

    A última temporada de H3N2 foi em 2012-2013, quando a taxa cumulativa de hospitalização ficou em 183 por 100.000 habitantes.

    Frieden disse, ainda, que divulgará em breve uma atualização sobre a efetividade da vacina este ano. Segundo o funcionário, embora a vacina seja mais fraca que o normal, é preferível tomar a injeção porque pode dar certa proteção de qualquer forma.

    Ele também pediu aos médicos que prescrevam tratamentos antivirais como o Tamiflu, que pode aliviar os sintomas e reduzir o risco de complicações.

    Leia mais em: http://zip.net/btqBLV