Página inicial

Notícia > Brasil

  • 28.05.2021 - 06:02

    PELA LIBERDADE: Bolsonaro entra com ação no STF contra lockdown e toques de recolher


    Na noite desta quinta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF),  junto ao advogado-geral da União, André Mendonça, para pedir que sejam declaradas inconstitucionais medidas de governadores e prefeitos por lockdown e toques de recolher.

    “É notório o prejuízo que será gerado para a subsistência econômica e para a liberdade de locomoção das pessoas com a continuidade dos decretos de toque de recolher e de fechamento dos serviços não essenciais impostos em diversos locais do país. Há prejuízos devastadores de toda ordem, com afetação de empregos, de empresas, da segurança doméstica, do desenvolvimento cognitivo das crianças, da saúde emocional das pessoas etc”, afirma o texto da AGU.

    “À medida em que os grupos prioritários e a população em geral vai sendo imunizada, mais excessiva (e desproporcional) se torna a imposição de medidas extremas, que sacrificam direitos e liberdades fundamentais da população”, argumenta a AGU.

    Em nota, a AGU diz que a ação “não questiona decisões anteriores do STF, que reconheceram a competência dos entes subnacionais na adoção de medidas de enfrentamento da pandemia”.

    “[A ação] considera que algumas dessas medidas não se compatibilizam com preceitos constitucionais inafastáveis, como a necessidade de supervisão parlamentar, a impossibilidade de supressão de outros direitos fundamentais igualmente protegidos pela Constituição e a demonstração concreta e motivada de que tais medidas atendem ao princípio da proporcionalidade”, afirma a nota. 

    Gazeta Brasil