Página inicial

Notícia > Estadual

  • 13.05.2016 - 18:46

    Passagem dos 50 anos da UEPB é lembrado pela Assembleia Legisaltiva


    Em Sessão Especial realizada na manhã desta sexta-feira, a Assembleia Legislativa da Paraíba comemorou os 50 anos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Fundada em 15 de março de 1966, a instituição foi estadualizada em 1987 e, de acordo com o autor da matéria, o deputado estadual Ricardo Barbosa, a UEPB é uma universidade que enche de orgulho o povo paraibano.

    O presidente da Assembleia, Adriano Galdino, que abriu a sessão especial, disse que a UEPB não pertence só aos funcionários e aos estudantes, a universidade estadual é um patrimônio da Paraíba que muito orgulha a população. “Acredito que a Educação, além de ser uma ferramenta importantíssima, é também uma ferramenta revolucionária, que pode transformar pessoas e construir um mundo melhor e mais justo para todos”, ressaltou.

    Ele também parabenizou a instituição, pela importância que representa para o Estado, e o deputado Ricardo Barbosa pela homenagem. “Saúdo toda classe estudantil e funcional, assim como, a todos os professores da UEPB. Parabenizo o deputado Ricardo Barbosa pela autoria da matéria. Essa homenagem é mais do que justa e mais do que merecida”, declarou o presidente.

    Barbosa, que foi aluno do curso de Comunicação Social na Universidade, destacou que a UEPB não é simplesmente um patrimônio físico, mas um patrimônio que edifica o cidadão. “A UEPB nos enobrece. Sua grandeza histórica se reflete no cotidiano de toda a sociedade paraibana e de quase todos os estados no Nordeste”, disse o parlamentar.

    O reitor da UEPB, professor doutor Rangel Júnior, lembrou que a UEPB nasceu da iniciativa de empreendedores do município de Campina Grande com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da região. “Naquele momento a universidade veio para suprir uma lacuna importante dentro de um projeto de desenvolvimento da época ligado principalmente ao avanço da tecnologia e da ciência”, enfatizou.

    Rangel enfatizou que a homenagem prestada pela Casa de Epitácio Pessoa à instituição é motivo de muita honra. “É um grande patrimônio de todo o povo da Paraíba e esta homenagem eu considero mais do que justa, é importante registrar essa passagem do Jubileu de Ouro da instituição. Eu só posso agradecer à presidência da Casa e também ao deputado Ricardo Barbosa pela iniciativa”, afirmou o reitor.

    Para o vice-reitor Ethan de Lucena Barbosa, é gratificante o reconhecimento de uma universidade, que ao longo desses anos vem dando sua contribuição social à sociedade paraibana. “Esse reconhecimento é um momento de reflexão em que a gente tem que olhar um pouco para o passado, avaliar o nosso presente e seguir para os próximos 50 anos. É sempre salutar referenciar os grandes personagens da história, os reitores e todos que, direta ou indiretamente, contribuíram pra consolidação dessa universidade”, ressaltou.

    Pró-reitores, professores, funcionários e alunos da Universidade Estadual da Paraíba também participaram da Sessão Especial.