Página inicial

Notícia > Política

  • 14.05.2022 - 05:51

    Os sanguessugas e a democracia


    Por Cristiano Machado*

    De uns tempos para cá a palavra DEMOCRACIA é a que mais tem saído da boca de governadores, de supremos juristas encastelados em suas torres de marfim, de congressistas acostumados às benesses do poder e de políticos condenados por corrupção e formação de quadrilha.

    Estufam o peito, empinam o nariz, empostam a voz e num ar de superioridade e postura de austeridade proclamam a ‘defesa intransigente’ da democracia brasileira, como se ninguém soubesse que tudo não passa de um teatro, de uma farsa, de uma mentira que não convence a mais inocente das crianças.

    A hipocrisia dessa gente, que germina da mais alta corte jurídica do país, tem extrapolado todos os limites da estupidez e da insanidade. Lá do pedestal, onze ministros rasgam escandalosamente a Constituição, promovendo uma anarquia jurídica sem precedentes na história republicana do Brasil, sem que os congressistas – com raras e honrosas exceções – manifestem sua indignação e revolta.

    Instalaram, acintosamente, a ditadura da toga, cerceando a liberdade de expressão até de parlamentares, determinando a prisão de jornalistas e a exclusão de suas páginas nas redes sociais, entre outras brutalidades de castração contra quem ousar questionar suas atitudes e decisões. Mas, cinicamente, estufam o peito para dizer que são ‘defensores intransigentes da democracia’...

    Nessa mesma linha de conduta agem os governadores nordestinos, consorciados em ações pouco transparentes desde o início da pandemia do Covid-19, chancelados pelos 11 do STF.

    Adotaram, como todos sabem, a política do ‘fique em casa que a economia vê depois’.  Perseguiram, espancaram, maltrataram, humilharam pessoas de bem, trabalhadores e trabalhadoras honestas; fecharam lojas, bodegas, bares, restaurantes, e hoje, com o mesmo cinismo dos supremos ministros estampado na cara, proclamam que são ‘defensores intransigentes da democracia“...

    Junto com eles, congressistas – não todos, evidentemente – e outros governadores do sul e sudeste do país, que vivem de braços dados com o ex-presidiário de 9 dedos Lula da Silva e desejando a volta ao poder da maior quadrilha de corruptos que o Brasil experimentou.

     Não, eles não querem democracia. Eles não são ‘defensores intransigentes da democracia, não, eles são oportunistas, são sanguessugas do poder, são as traças do dinheiro público que estão há três anos de abstinência, sem se locupletar de verbas federais ou propinas como era comum antes desse período.

    O verdadeiro defensor da democracia e da liberdade é o povo brasileiro, que vai às ruas defender a autonomia para um presidente que foi legitimado pelo voto de uma maioria esmagadora e hoje se vê tolhido de governar por chicanas de toda natureza emanadas do Supremo.

    O povo brasileiro quer e vai sustentar a democracia brasileira e sua liberdade, custe o que custar, doa a quem doer, para que não veja uma Nação mergulhada novamente num mar de corrupção e nem transformada em ditaduras corruptas e mal sucedidas experimentadas em Cuba, Venezuela e Argentina, que os governadores aliados do 9 dedos defendem ardorosamente.   

    *Jornalista