Página inicial

Notícia > Ciências

  • 06.09.2014 - 03:17

    OMS recomenda usar sangue de curados para tratar ebola


     Na tentativa de acabar com a epidemia do ebola, que já matou mais de 2 mil pessoas principalmente no oeste da África, a OMS (Organização Mundial da Saúde) passou nesta sexta-feira a recomendar a adoção de tratamentos que envolvam o uso do sangue de pessoas curadas.

    O corpo humano consegue produzir os anticorpos necessários para combater uma infecção causada pelo ebola. Assim, em teoria, os anticorpos que já fizeram efeito em um sobrevivente da doença podem ser transferidos pelo sangue para um paciente doente, ajudando o sistema imunológico dele para resistir ao vírus.

    "Existe uma chance real agora de que um produto derivado do sangue de pessoas curadas possa ser efetivo no tratamento de pacientes", disse Marie Paule Kieny, uma das diretoras da OMS.

    "Nós concordamos que a terapia com sangue pode ser usada para tratar o vírus do ebola e precisamos colocar todos os nossos esforços para ajudar países infectados."

    "Várias pessoas sobreviveram ao vírus e estão bem. Elas podem doar um pouco do seu sangue para tratar as outras pessoas que ainda estão doentes", reforçou a médica.

    Não há dados em grande escala sobre a eficiência de uma terapia com sangue, já experimentada no passado.

    Estudos feitos em um surto do ebola em 1995 na República Democrática do Congo indicaram que sete de um total de oito pessoas sobreviveram à doença após terem recebido um tratamento usando sangue de pessoas que sobreviveram ao mal.

    Leia mais em: http://zip.net/bxpv7f