Página inicial

Notícia > Estadual

  • 03.10.2013 - 09:09

    Obras da Barragem de Pitombeira estão em ritmo acelerado


     As obras da Barragem de Pitombeira, na cidade de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, estão em ritmo acelerado. As bases do reservatório e do sangradouro estão em fase de conclusão e começou a limpeza da área de 69 hectares. A obra, que tem investimentos orçados em R$ 7.192.212,05, com recursos do Governo do Estado e do Plano de Aceleração do Crescimento- PAC Estiagem, vai beneficiar mais de R$ 28 mil moradores da região.

    Nesta quarta-feira (2), o secretário executivo da Interiorização da Ação do Governo, Moacir Rodrigues, visitou o canteiro de obras. “Os serviços estão avançados na barragem do Riacho Pitombeira. É um sonho da população das zonas urbana e rural de Alagoa Grande que o governador Ricardo Coutinho está transformando em realidade”, enfatizou Moacir.

    Ele acrescentou que a capacidade de armazenamento da barragem será de 2.955.820 metros cúbicos de água, garantindo por 30 anos segurança hídrica para a população e proporcionando o desenvolvimento social e econômico da cidade berço de Jackson do Pandeiro.

    Afluente – A barragem vai represar as águas do Rio Pitombeira, afluente do Rio Mamanguape. A divisão do curso do rio Mamanguape em alto, médio e baixo cursos se dá não só em função do relevo e do clima, mas, sobretudo, do tipo de ocupação e das atividades econômicas que se desenvolvem ao longo do rio. Sendo assim, o alto curso compreende o trecho em que o rio está sobre o Planalto da Borborema, descendo a serra e passando por Alagoa Grande até a cidade de Mulungu.