P?ina inicial

Notícia > Municipal

  • 17.10.2013 - 09:31

    Mulheres prestigiam atividades alusivas ao \'Outubro Rosa\'


     A Unidade de Saúde Ernesto Soares no Bairro Belo Horizonte realizou na manhã desta quarta-feira (16), uma atividade alusiva à campanha Outubro Rosa, denominada Dia Rosa. Houve uma grande participação das mulheres da área, que tiveram a oportunidade de conferir uma palestra educativa sobre a prevenção do câncer do colo do útero e do câncer de mama, proferida pela Ginecologista Dra. Iak Sodara. Além disso, houve ainda consultas ginecológicas, exames de coleta do material citológico, e encaminhamentos para realização de mamografias e ultrassonografias.


    “Fiquei muito satisfeita com o grande número de mulheres que compareceram, isso mostra que elas estão cada vez mais conscientes quanto à prevenção”, relata a ginecologista Iak Sodara.

    Isabela Cristina, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, garantiu que o município está empenhado em ampliar essa assistência às mulheres, sobretudo neste mês de outubro.


    “Todas as unidades de saúde estão mobilizadas e realizando atividades voltadas às mulheres. É importante lembrar que em virtude da campanha tivemos que aumentar de 90 para mais de 100, o número de mamografias realizadas diariamente”, afirma Isabela Cristina.


    Para a senhora Maria Aparecida, que esteve participando da atividade, “depois de uma certa idade temos que cuidar mais da nossa saúde. Eu mesmo estou com um problema no seio, mas agora busquei ajuda e fui muito bem recebida pela médica, que esclareceu muito sobre as doenças e sobre a prevenção. Busquei ajuda pelo SUS e consegui ser bem atendida”, relata.


    Além da assistência médica, a atividade do Dia Rosa na Unidade de Saúde Ernesto Soares, contou coma distribuição de brindes com as mulheres participantes.