Página inicial

Notícia > Mundo

  • 03.10.2014 - 04:42

    Mulher pede indenização por receber esperma de um negro


     Do UOL, em São Paulo

    • CNN/Reprodução

      Jennifer Cramblett com a filha Payton, 2

      Jennifer Cramblett com a filha Payton, 2

    A americana Jennifer Cramblett, que vive no Estado de Ohio, nos Estados Unidos, está processando um banco de sêmen por ter enviado a amostra de um doador negro ao invés de um doador branco. Ela alega que a filha de dois anos --fruto da inseminação-- é estigmatizada em sua família e na "cidade intolerante" onde vivem por causa de sua cor.

    Segundo a ação, Jennifer achava que estava sendo inseminada com o esperma de um homem branco e só descobriu na gravidez que o banco de sêmen enviou o lote errado. O caso ocorreu em 2011.

    "Estou feliz de ter uma criança saudável", disse Jennifer em entrevista à emissora NBC. "Mas não vou deixar que a empresa saia dessa sem ser responsabilizada. Não posso deixá-los fazer isso com outra família".

    A pequena Payton, de acordo com o processo, tem sido alvo de preconceito na cidade de Uniontown, onde 98% dos moradores são brancos. A mãe, que cria a menina com sua parceira Amanda Zinkon, diz ainda que precisa sair da cidade com a criança para ter seu cabelo cortado num bairro negro, já que o serviço não é oferecido nas imediações de sua residência.

    "Conseguir corte de cabelo de uma jovem filha não é particularmente estressante para a maioria das mães, mas para a Jennifer não é uma questão de rotina, porque Payton tem o cabelo típico de uma menina afroamericana", aponta a ação. "Para obter um corte decente, Jennifer deve viajar para um bairro negro, muito longe de onde ela vive, onde ela é obviamente diferente na aparência, e não abertamente bem-vinda."

    Ainda que o banco de esperma envolvido não tenha comentado o caso, o processo relata que o engano tenha acontecido com a alteração de um algarismo do número com que o doador estava cadastrado.

    A americana descobriu o engano quando ligou para a empresa para pedir mais sêmen para que Amanda também engravidasse, para dar um irmão à primeira filha. "Eu fiquei chocada", afirma a americana que diz que pretender ir para uma região com mais diversidade para evitar o sofrimento da filha.

    "A empresa cometeu o único erro que um banco de sêmen não pode cometer. Isso não é como pedir pizza", criticou o advogado de Jennifer, Thomas Intili. Ele não especifica os danos de sua cliente, mas diz que ela precisa de dinheiro para deixar Uniontown.

     

    Leia mais em: http://zip.net/bspK5z